Ícone do site Nerd Pai

O que fazer quando seu bebê engasgar?

O que fazer quando seu bebê engasgar 1

Quando meus filhos começaram a introdução alimentar, morria de medo deles engasgarem. Com o Padawan foi mais suave pois não conhecíamos o Método BLW, que consiste em oferecer a comida em pedaços para os filhos e, assim, deixam eles livres para experimentarem e conhecerem os alimento. Ou seja, o Padawan se alimentou de papinha.

Já a mais nova, foi de BLW. Cada careta que ela fazia já me preparava para fazer a Manobra de Heimlich no caso se ela engasgasse. O meu medo não é sem fundamento, pois conheço algumas pessoas que quase perderam seus bebês por terem engasgado com alimento.

Conforme a ONG Criança Segura a sufocação ou obstrução das vias aéreas é a primeira causa de morte acidental de bebês até um ano de idade. Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2015, 810 crianças de até 14 anos morreram vítimas de sufocação. Desse total, 611 tinham menos de um ano de idade.

A Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP publicou uma cartilha voltada para famílias com bebês menores de um ano de idade chamada “O que fazer quando seu bebê engasgar?”

Toda ilustrada com imagens e passo a passo detalhando de ações a tomar caso um bebê venha a engasgar.  Essa cartilha torna-se fundamental para todos os pais, pois pode salvar vida!

Para baixar a cartilha, basta clicar aqui. Imprima, guarde em seu smartphone e no computador. E guarde também os telefones de emergência e em qualquer caso de engasgo, ligue para eles:

A dica foi do Pai Gente Boa / Imagem via https://www.shutterstock.com

Sair da versão mobile