Ícone do site Nerd Pai

O triste e maravilhoso dia em que a tecnologia permitiu acompanhar o destino fatal de um voo

Sexta-feira à tarde vi um tweet do @Cardoso sobre um avião que deveria pousar em Miami, mas passou reto e estava indo em direção de Cuba. Tentaram se comunicar com ele e nada….Ou seja, os ingredientes de uma tragédia estavam ali, todos espalhados sobre uma mesa.

Hoje podemos acompanhar em tempo real qualquer avião do mundo através do site FlightRadar24. Basta o prefixo do avião que a sua rota e muitos dados de telemetria aparecem na tela do seu computador, tablet ou smartphone. E foi isso que eu, e várias pessoas, começamos a fazer: monitorar o avião prefixo N900KN.

Quando um avião perde contato em solo americano, caças são enviados para acompanhar o voo. Ao chegarem perto do N900KN notaram que as janelas do avião estavam congeladas. A causa possível era uma hipóxia com a tripulação. Ou seja, todos estavam desmaiados ou mortos pela falta de oxigênio dentro do avião.

Jovens Padawans, nesse momento eu acompanhava um avião no piloto automático que certamente iria ter um fim trágico, pois o avião não mudava de rota, não diminuía a velocidade e nem a altitude e todos estavam aguardando o momento que o combustível iria acabar. E foi isso que ocorreu, e o N900KN caiu no mar próximo à Jamaica.

Eu estava achando  fascinante acompanhar o destino final do avião N900KN e de sua tripulação a milhares de milhas de distância da minha casa! Eu me senti dentro de um videogame real, bem parecido com o filme dos anos 80, Jogos de Guerra com Matthew Broderick.  Porém eu, como todos, nada poderíamos fazer. Todos, sem exceção, eram espectadores e isso começou a me incomodar.

No mesmo tempo que eu achava lindo esse  BBB proporcionado pela tecnologia, eu comecei a sentir nojo de estar acompanhando uma queda de avião! Tinha pessoas ali com famílias, amigos e tal e, possivelmente, eles estavam também acompanhando a queda e a morte de todos.

Será que a tecnologia vai nos banalizar? Será que iremos  acompanhar uma guerra em tempo real no conforto das nossas casas? Como sempre defendo, não adianta  você ter informação se não sabe como usá-la. A tecnologia que proporciona informação irá servir apenas para saciar nossa curiosidade?

Bem, Jovens Padawan, eu espero que não.

Sair da versão mobile