Lembro quando o Paulo Maluf foi prefeito em São Paulo e baixou uma lei obrigando o uso do cinto de segurança no município. Meu pai não curtiu muito, achava besteira, mas mesmo assim usava e fazia todos dentro do carro usarem para que ele não tomasse uma multa.
Por causa disso ocorreu um efeito colateral bacana: eu aprendi a usar por causa da segurança.
O Padawan usa desde quando nasceu. Esses dias ele não queria usar e questionou a razão daquele cinto preto amarrando ele no carro. Expliquei as razões para que um Padawan de 04 anos pudesse entender. Mas foi em vão, pois o moleque é teimoso demais!
Foi aí que tive uma ideia….
Tem um mercado perto de casa e ao voltarmos do Karate parei para comprar algumas coisas para o jantar. Eu tinha certeza que ele não iria usar o cinto de segurança ao voltarmos para casa. Dito e feito, ele sentou em sua cadeirinha e não queria colocar o cinto.
Disse que tudo bem, entrei no carro e fui para casa. Expliquei mais uma vez que o cinto de segurança é importante pois ele nos prende no carro. E dei um exemplo um pouco cruel:
Padawan, imagina que agora passe um cachorrinho fofinho na frente do carro, você quer que o pai faça o que, atropele e mate o cachorrinho ou breque o carro?
Claro que ele ia dizer para brecar o carro! Aí continuei:
Mas se eu brecar o carro você irá virar caveira, pois tem a chance de você sair voando pelo vidro do carro e cair lá na rua.
Ele fez uma cara de dúvida e perguntou a razão que ele ia virar caveira.
A razão é que você está sem cinto de segurança. É para isso que ele serve, deixar você vivo se por acaso eu precise brecar o carro.
Já disse que o Padawan é teimoso, certo? Pois bem, o moleque me solta que é forte e consegue segurar e não irá sair voando pelo vidro.
Sim, você é forte, mas o carro é mais. Quer ver como você não consegue segurar?
Estávamos sozinhos na rua. Dei uma pequena acelerada e me certifiquei que estávamos seguros. Aí, Pequenos Gafanhotos, dei uma brecada brusca o suficiente para ele cair no vão entre o banco da frete e a cadeirinha dele.
Viu? Eu brequei devagar. Se eu tivesse brecado mais forte você iria sair voando e tchau Padawan. Aí o pai e mãe iriam ficar bem tristes com o Padawan caveira.
Ele ficou um pouco assustado, mas aprendeu a lição. A primeira coisa que ele faz quando entra no carro agora é colocar o cinto de segurança.
Padawans precisam muitas vezes passar por experiências para entenderem um conceito. Nada adianta eu ficar explicando e explicando para ele a razão do uso do cinto de segurança, pois ele não irá entender. Uma experiência, controlada, é absurdamente mais eficaz que explicações chatas e ameaças vazias.
Sobre o Paulo Maluf, acredito que foi a única coisa boa que ele fez em toda a sua vida.
Como disse, dei uma brecada de leve e bem controlada. Ele apenas caiu da cadeirinha no vão entre os bancos. Sem risco e nada, mas teve um aprendizado único.
O seguidor @hugomaesta me mandou esse vídeo abaixo. Bem, a freada que dei no carro foi 20x menor do que essa. O moleque ali aprendeu a lição e certamente perdeu um dente: