Site icon Nerd Pai

Os bons são a maioria – O Lixo e a Coca-Cola

 

LIXO
s. m.
1. Qualquer matéria ou coisa que repugna por estar suja ou que se joga fora por não ter utilidade. = entulho, porcaria
2. Resíduo resultante de atividades: domésticas, comerciais, industriais, etc., e que se joga fora. ; detritos, sobras. = detrito, sobra
3. Local ou recipiente onde se acumulam esses resíduos ou matérias.
4. Fig. Escória, ralé.
(fonte: Aurélio)

Para muitos, essa é a definição de lixo. Para muitos, lixo é sujo e precisa ser jogado fora. Para poucos, lixo é vida.

Dia 17 de maio fui ao Rio de Janeiro conhecer o Doe seu Lixo. Fundada em 2003, tem como missão não só reduzir os impactos ambientais provocados pelo descarte de maneira incorreta dos resíduos, como também estimular a conscientização da população sobre a importancia da sustentabilidade e contribuir com o aumento da dignidade de vida dos profissionais de reciclagem.

Doe seu Lixo - Cooperativa

Foi um encontro muito esclarecedor e emocionante! Mulheres que trabalhavam nos lixões, em ambientes totalmente insalubres, sem diginidade e com vergonha em falar que trabalhava com lixo, que hoje tem orgulho em falar que fazem a diferença! Que trabalham não com lixo, e sim com material reciclado!

A Dona Zilda, moradora do Morro do Alemão, é um exemplo de lutadora! Mudou a sua vida e de muitos catando “lixo”. Viu uma forma de sobreviver com dignidade. Lutou e venceu! E essa luta agora tem como aliado uma das maiores empresas do mundo: A Coca-Cola.

De 22 a 29 de maio, a Coca-Cola Brasil e seus fabricantes promovem pela quinta vez a Semana Otimismo que Transforma. Parte da receita gerada pela venda de todos os mais de 150 produtos da empresa será revertida aos programas socioambientais do Instituto Coca-Cola Brasil. Em 2010, foram arrecadados R$ 5,8 milhões.

O Instituto Coca-Cola Brasil existe há 11 anos. Antes da moda da reciclagem. A Coca-Cola tem como prioridade o apoio às comunidades que já trabalham com reciclagem! Apóia com treinamento e como deve-se formar um negócio, tanto na parte burocrática como na prática, pois a gestão de negócio faz crescer 20% a renda do trabalhador. Gerar renda para a comunidade e dignificar a profissão é a consequencia desse trabalho!

Coca-Cola: Os bons são a maioria

Ainda será realizado o Dia do Otimismo, em 20 de maio, quando os funcionários da empresa, de forma voluntária, visitarão os pontos de venda para divulgar a Semana aos consumidores.

Hoje são 135 cooperativas apoiadas em todo o Brasil. Querem atingir até 2014 quinhentas cooperativas! E irão conseguir, com certeza!

Mas como você pode ajudar? Consuma algum produto da Coca-Cola (se você não bebe refrigerante, tem a água Crystal que é da Coca-Cola) entre os dias 22 a 29 de maio!

Mas só esses dias que eu posso ajudar“? Não! Você pode ajudar todos os dias com a conscientização que reciclagem esta aí e é para ficar!  Não só como uma forma de preservar o meio ambiente, como também ajudar a gerar renda para milhares de famílias em todo o Brasil!

Faça a sua parte! “Os bons são a maioria”, como diz o slogan da Coca-Cola.  E olhe o lixo com outros olhos! Como disse a Dona Zilda: “Lixo, para mim, não é lixo. É material reciclável

E siga a Semana Otimismo no Facebook e no Twitter! E no meu Facebook tem mais fotos e vídeo

 

Sair da versão mobile