Ícone do site Nerd Pai

Os Padawans são mestres da manipulação. Então, use a Teoria dos Jogos contra eles

Quem tem Padawans sabe que a molecada são mestres da manipulação. Eles encantam, jogam adultos contra os outros e sempre fazem birra em público com o intuito de quererem algo.

Em seu novo livro – O Guia do Jogo Teórico para os Pais – Carnegie Mellon Kevin Zollman explica como aplicar a Teoria dos Jogos para domarmos os Jovens Padawans.

Trabalho em Equipe

Para os irmãos que se recusam a trabalhar em conjunto, Zollman recomenda uma versão do dilema do prisioneiro. Atribua uma tarefa que eles podem fazer em conjunto, como pegar os brinquedos. Ao final, com base no desempenho da equipe e não individual, dar a recompensa ou castigo por não terem cumprido a tarefa.

Com o tempo eles irão perceber que precisam trabalhar em equipe para que ambos consigam o que querem. Ou seja, apenas o trabalho de equipe recompensa.

Eles precisam merecer

Quem fica com quarto maior? Quem irá dar o nome ao gatinho? É o velho problema do Rei Salomão: Tem algumas coisas que você simplesmente não pode cortar ao meio. Então ao tomarmos uma decisão, precisamos ver quem realmente merece por ser atos, tarefas etc. Se um deles quer chamar o carro de Catioro, eles precisam merecer por isso.

Ameaças reais

Sabe quando os Padawans fazem pirraça e ficam correndo em volta do carro? Então, a pior coisa que os pais podem fazer é gritar: “Não me faça correr atrás de você!: Isso nunca funciona.

Zollman chama essa ameaça de incrédula. Os Padawans SABEM que esse tipo de ameaça irá fazer você sofrer também e enxergam isso como uma vantagem. Ou seja, na cabeça deles foram eles que ganharam essa disputa.

Aqui precisamos jogar o jogo perde/perde. Nós também criar uma ameaça real. Algo que AMBOS odeiam. Exemplo: “Pare de correr em volta do carro, caso contrário vamos para a casa da sua tia chata, em vez de ir ao cinema.”

PS.: não fiquei confortável com a palavra ameaça, mas não encontrei uma melhor

Faça eles mentirem

Se você suspeitar que seus Padawans não têm feito a lição de casa, comece a fazer perguntas específicas: Qual foi a lição? O que você aprendeu? Quanto tempo levou? Qual foi a parte mais difícil? Mesmo se eles conseguirem responder com convicção, o ato de sustentar uma mentira elaborada exerce desconforto psicológico. Então,  eles vão descobrir que ser honesto é bem mais fácil.

Não ajude os Padawans

Educar é um Padawan não é fácil. Caímos em armadilhas em todos os momentos. Se seu Padawan aprontou e está chorando de soluçar – e o seu coração está em 10000 pedaços – resista o desejo de ajudá-los.

Existe um termo usado pelos economistas que é risco moral. Ao ajudarmos quem aprontou algo, iremos mostrar a eles que vale a pena aprontar. Ou seja, a noção moral dos Padawans podem ir para o Lado Negro da Força.

Imagens via http://www.shutterstock.com e adaptado Wired

Sair da versão mobile