Ícone do site Nerd Pai

Os pais devem discutir na frente dos filhos?

Tem um episódio dos Simpsons onde o Homer e a Marge saem de casa, entram no carro e começam a discutir. A razão disso é para que seus filhos não os vejam brigando. Na janela da casa, encontra-se o Bart e a Liza olhando para os pais. Segundos depois, Bart solta: “Lá vão eles brigarem novamente…”.

Os pais discutem e ponto final. São dois seres humanos que por mais afinidades que tenham, acabam divergindo em algo. Quando temos Padawans então, isso se intensifica um pouco, ainda mais quando eles são pequenos. Mas com paciência e amor tudo se resolve.

Como aconteceu no episódio do Simpson, as crianças SABEM que os pais estão brigando. Não adianta irmos para o quarto, para o carro. De uma forma ou outra, a molecada sente que algo não vai bem e isso é péssimo para eles. E como podemos resolver isso? Ao discutir com seu companheiro, façam as pazes e demostrem isso na frente dos seus filhos.

Uma nova pesquisa, publicada na revista Health Psychology, analisa a importância das interações conjugais positivas em crianças e que o afeto entre os pais traz benefícios para a saúde dos filhos. Ver uma discussão não é necessariamente o que prejudica as crianças, dizem os psicólogos, e sim  ficarem sem saber se os pais fizeram as pazes depois. Esses sinais externos de afeto permitem que as crianças saibam que o relacionamento – e, consequentemente, seu próprio ambiente – é seguro.

Eu acredito que é importante que as crianças testemunhem atos de carinhos (até certo ponto, claro) e a intimidade em um relacionamento. Oferece-lhes uma prova visível do amor entre os pais,  permite que eles vejam os pais cuidando um do outro e isso os libertam para serem crianças.

As crianças também modelam seu comportamento a partir do que vêem tanto em casa quanto em público. Como nem sempre é possível regular o que eles veem nas mídias sociais, com amigos ou em situações públicas, o que eles testemunham em casa se torna ainda mais crítico. Não apenas exibições físicas de felicidade, mas observar seus pais rindo juntos e sozinhos, ajudando-se mutuamente com tarefas domésticas ou apoiando os objetivos uns dos outros. Tudo isso contribui para um ambiente em que as crianças se sentem seguras e protegidas.

Então também é importante deixar seus Padawans vendo vocês discutindo, diferente o que faz o Homer Simpson. As crianças precisam entender que as pessoas que se amam, brigam. Eles precisam saber que a raiva é uma emoção legítima. Você pode discutir com alguém que você ama, resolver o problema e seguir em um relacionamento amoroso. Isso também pode ensinar às crianças o valor de dizer que você está arrependido e o seu papel na discussão.

Afeição e argumentação são formas de paixão. Ser apaixonado por algo ou alguém é inestimável para as crianças testemunharem. Ela permite que eles sejam livres para se sentirem apaixonados por tudo que os ilumina no futuro. Para mim, esse é o maior presente que um pai pode passar para seus filhos.

Imagem via https://www.shutterstock.com

Sair da versão mobile