Ontem ao levar o Padawan para o Clube de Férias, vi que ele estava com um gibizinho do Star Wars na mão. Estranhei – pois nunca tinha visto aquilo em casa – e perguntei onde ele achou?
Achei aqui no chão, perto do carro. Alguém deve ter deixado.
Depois de andar uns 2 km, o Padawan do nada pede desculpas. Claro que nessa hora eu achei que ele tinha colocado fogo na casa, hackeado o FBI, rasgado meus gibis favoritos, que não era meu filho e coisas desse tipo.
Quase em desespero, perguntei o que ele tinha feito:
Sabe aquele pacote com um monte de saquinhos do Star Wars que você guardou e pediu para eu não pegar? Então, eu peguei um…
Essa é a hora que os pais e mães precisam ter inteligência emocional. Sim, ele fez algo errado e mentiu para em um primeiro momento. Porém ele entendeu que me desobedeceu e percebeu que sustentar a mentira poderia ser perigoso, pois esses saquinhos tem também um bonequinho e certamente eu iria vê-lo.
Ele se arrependeu e está começando a entender que sustentar uma mentira é mais difícil do que não mentir.
Falei que não gostei que ele tivesse pegado o saquinho e tivesse mentindo para mim. Mas o desculpei pois ele viu que tinha feito algo errado e se arrependeu.
Acredito que são esses momentos que avançamos uma casa na educação dos Padawans, pois eles começam a entender as consequências de uma mentira.