Confesso, morro de medo da panela de pressão. Sim, sou corajoso, toda semana eu uso para fazer uma carne ou apurar mais rapidamente um molho, mas o som dela e a possibilidade de ela explodir, me dá calafrios. Você sabe como ela funciona?
A panela de pressão faz com que os alimentos sejam cozidos em uma temperatura acima do ponto de ebulição da água, que é de 100ºC. Como ela é um ambiente fechado, lacrado, conserva o calor e faz a pressão aumentar. E ao invés de ferver a 100ºC, a água e o vapor atingem temperaturas mais altas, em torno de 120ºC, cozinhando mais rapidamente os alimentos.
Como a pressão vai subindo, é preciso que a panela tenha válvulas de seguranças para que possam controlar a vazão desse vapor! Caso contrário, o pior acontece: ela explode. E isso ocorre muitas vezes pois o próprio alimento entope essas válvulas. Imagine essa explosão na sua cozinha:
O que eu quero saber: você tem medo de panela de pressão? Já passou por uma explosão e sobreviveu? E se sim, como ficou a sua cozinha?