Esses dias um amiguinho do Padawan – no meio de uma brincadeira – pediu para o Padawan dar um chute nele. O resultado foi o menino chorando e a mãe – sem perguntar o que aconteceu -foi conversar com o Padawan e, claro, o julgou.
Ela foi extremamente simpática, educada e carinhosa! Porém algo me incomodou. Em certos momentos não queremos simpatia das pessoas, e sim empatia. Ser simpático não irá ajudar a conter uma crise ou um momento tenso. Simpatia pode soar como prepotência e piorar tudo.
E sabe do pior? A pessoa que foi simpática ainda acha que fez a coisa certa…
Estamos trabalhando muito com o Padawan para ele ter empatia. Nesse dia do chute, conversamos muito com ele e pedimos para se colocar no lugar do amiguinho. Será que ele gostaria de ter levado um chute? Será que isso não iria machucá-lo? E da mesma forma trabalhei comigo a empatia e me coloquei no lugar daquela mãe.
Precisamos nos colocar SEMPRE no lugar do outro para que possamos sentir seus medos, aflições e dores, pois é só que preconceitos e a intolerância irão acabar em nosso mundo.
Criaram uma animação onde a Brené Brown explica a diferença entre Simpatia e Empatia. Assista com carinho várias vezes e pratique mais empatia. Certamente o mundo irá agradecer!
Imagem via http://www.shutterstock.com