Os astros mandam e desmandam em nosso calendário. Praticamente TODOS os eventos e datas especiais são regidos pelo sol e os movimentos dos planetas. Nem a religião foge disso. O dia 25 de dezembro comemorava-se o renascimento do sol, três dias depois da noite mais longa do ano no hemisfério norte, o fim do inverno.

Pois bem, o 1º de Abril também não foge a essa regra. Essa data conhecida também como o Dia da Mentira (April Fools’ Day) teve sua origem em uma mudança de calendário ocorrida pelo Papa Gregório XIII (1502-1585).

primeiro de abril

Desde o começo do século XVI, o ano novo era comemorado em 25 de março. A razão era que o longo e frio inverno tinha passado e a primavera começava a mostrar (sempre ele) os primeiros raios de sol.

A festa do ano novo nessa época durava uma semana! Tinha troca de presentes, bailes e mais bailes, Gala Gay e por aí vai! A festança só acabava em 1º de Abril.

Aí o Papa Gregório acordou com tédio e resolveu mudar todo o calendário cristão. Então o ano novo não era mais no dia 25 de março e sim no primeiro dia de janeiro. Como o Papa não era vaidoso, ele batizou esse calendário como o Calendário Gregoriano.

Na França, por exemplo, o Calendário Gregoriano só começou a valer dois anos depois. Claro que naquela época também tinham os Fuck the Police da vida e muitos continuaram a comemorar a virada do ano no dia 25 de março.

Alguns trolls da época aproveitaram a oportunidade e começaram a zoar aqueles que comemoravam o ano novo na data antiga. Os espíritos de porcos enviavam para os “Bobos de Abril” presentes estranhos e convites de festas inexistentes.

Claro que muitos caíam nessas trolladas e as brincadeiras de 1º de Abril eram praticadas em toda a França. E, 200 anos depois, foi para a Inglaterra e aí você já sabe  o que aconteceu.

April-Fools-Day-Jester-wind-up-jack-in-box-happy-All-Fools-Day-2012-thinking-out-of-the-box-art-work-by-Anton-K-Kressnig

Interessante notar que o Dia da Mentira era bem fraquinho aqui no Brasil. Com a internet, essa data de popularizou e grandes portais e empresas fazem suas brincadeiras e, olha, algumas só no meio do texto você percebe que é uma brincadeira.

Eu cheguei a fazer uma aqui, uns dois anos atrás, falando que o Padawan não é meu filho. Todo ano eu compartilho esse post e sempre tem gente que cai.

Esse ano as três melhores, até o fechamento desse post, foram:

Bem, bom Dia da Mentira para todos! E, lembre-se, leia com atenção as notícias, pois nem todas são sérias….até mesmo esse post. Ou será que é?

Imagem via http://www.shutterstock.com