Ícone do site Nerd Pai

Por que a edição de um filme é tão importante?

Sala de edição do cinema digital

Chega o momento que a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulga a lista dos concorrentes ao Oscar. Melhor filme, melhor ator e melhor edição fazem parte das categorias que podem ganhar aquela estátua dourada com um homem careca. Mas a maioria não faz a mínima ideia o que a turma da edição faz. Qual a importância deles? Não é só juntar tudo e pronto? Podem acreditar, o trabalho pesado para tudo que você no filme esta na mão deles.

Sala de edição – Antes, era na mão, com cola e tesoura. Hoje, ilha de edição digital

Ao filmar algo, teoricamente, usam apenas uma câmera para isso. Por exemplo, vamos filmar um diálogo entre um casal. Eles preparam toda a iluminação, foco, enquadramento e maquiagem para filmar apenas o homem. O diálogo todo é feito apenas fimando ele. A mulher do diálogo fica lá, conversando com ele, sem ser filmada. Aí fazem vários takes com enquadramentos e focos diferentes, com mais zoom, mais aberto, enquedramento fechado e por aí vai. Depois a equipe vai e faz tudo isso com a mulher. Ao final, eles tem várias cenas filmadas do diálogo. E quem junta tudo isso para que o diálogo saia como conhecemos? O editor. Ele dá o clima da conversa. Em partes mais tensas, usa as cenas de close-up, faz o ping-pong da conversa ficar mais dinâmico. Claro, o diretor sempre aprova isso e tal pois quem assina o filme é ele.

Para vocês terem uma ideia, o editor consegue operar milagres e alterar todo o enredo do filme! Um filme de comedia pode ser transformado em um filme de terro, por exemplo. Exagerei um pouco, claro, mas vocês entenderam.

Esse é o papel do editor no cinema. Ele junta e dá sentindo em milhares de minutos de filmagens, fazendo com o que filme tenha sentindo. Querem um exemplo? Abaixo temos dois trailers, um do novo filme Star Trek – Além da Escuridão e do Toy Story 3. Percebam que trailer de Toy Story foi refeito para encaixar perfeitamente nas falas do Star Trek. Quem editou isso fez com que o trailer de Toy Story parecesse um filme totalmente diferente.

Confiram:

Star Trek

Toy Story

Então, quando tiver o prêmio de Editor, lembre-se disso. Eles são de extrema importância no resultado final que vemos no cinema.

Sair da versão mobile