Ícone do site Nerd Pai

Por que devemos tratar os Padawans como seres pensantes? | Explique e Faça perguntas

Dando continuidade ao post Por que devemos tratar os Padawans como seres pensantes?, vou abordar dois pontos que considero importantes para que possamos não só educar os nossos Padawans, como também fazer eles sentirem que estão inseridos na família.

Explique

Os Padawans perguntam sobre tudo a todo momento. O “Por quê?” é a pergunta mais comum que existe.

A razão é simples, mas acabamos esquecendo:  elas realmente querem aprender. E quando elas param de perguntar não é porque já pensam ou já sabem as respostas. Elas param porque paramos de dar respostas reais.

Então Pequenos Gafanhotos RESPONDAM as perguntas dos seus Padawans! Por mais chato e maçante que possa se tornar responder 1000 perguntas por dia, isso é importante para que os Padawans.

Outro momento importante é quando eles questionar as regras, pois é uma excelente oportunidade para ensinarmos a eles alguns conceitos.

Quando você explicar as razões e o contexto por trás de uma regra, você está dando à criança as ferramentas para construir a sua própria estrutura moral, para preencher os espaços em branco entre as regras que eles sabem e não obedecem.

Isso é fundamental para a aprendizagem.

Ao dar a explicação podemos também perceber que algumas não fazem o menor sentido. Se você não tem uma boa razão para uma regra – Pare de fazer caretas, por exemplo – provavelmente essa regra é de baixa qualidade e você provavelmente está a levando muito a sério.

Faça perguntas

Faça o seguinte: Converse com o seu filho apenas através de perguntas.

Você vai se surpreender com o quanto eles falam. Em seguida, você vai se surpreender com é lindamente complexa suas mentes. E então você vai se surpreender com o quão gratificante é realmente conhecer o seu próprio filho.

Os Padawans irão adorar esse tipo de abordagem, pois irão reparar que de fato você se importa o suficiente para perguntar sobre o seu dia, sobre seus sentimentos, sobre suas preferências – sobre todas as pequenas coisas triviais que avultam na mente de uma criança.

Fazer perguntas é poderoso demais, pois o seu Padawan vai perceber que você está o ouvindo, os ama e que você se importa com o que eles pensam.

Esses dois pontos – Explique e Faça Perguntas – são importantes e acabamos  por desleixo, preguiça e falta de paciência – deixando os de lado.

Vamos ter mais cuidado nesses dois pontos, ok?

Nessa semana irei abordar os pontos: Dê opções, Dê espaço e Peça ajuda.

Até lá!

Imagens via http://www.shutterstock.com/

Sair da versão mobile