Semana passada ao conversar com uma psicoterapeuta perguntei o que ela achava das lições de casa que as escolas passam todos os dias aos Jovens Padawans. Ela foi categórica em afirmar que as lições de casa atrapalham mais que ajudam.
Eu concordo com ela. Essa prática ultrapassada da lição de casa precisa evoluir (fiz um post sobre isso aqui). Dar um caderno com lições para recortar, com repetições de escrita e tal depois de um período inteiro na escola acaba desgastando tanto as crianças que não existe ganho pedagógico. Imagina então aquelas que ficam em período integral ou que tem inúmeras atividades extra-curriculares?
Kim Payne, professor e conselheiro norte-americano, defende que precisamos simplificar a infância. Muitos pais estão tratando seus Jovens Padawans como pequenos adultos e isso acaba os prejudicando. Ao invés de simplificar a infância, estamos praticando excessos.
Payne ressalta que existem quatro pilares do excesso que forma a educação atual das crianças:
- Excesso de coisas;
- Excesso de opções;
- Excesso de informações;
- Excesso de rapidez.
Os Padawans hoje sofrem com os excessos. Aqui em casa estávamos indo por esse caminho e percebemos na pele o que estava ocorrendo. Com muitas coisas e muitas opções, o Padawan perdia o interesse rapidamente. Brincava e logo perdia o interesse. Acontecia a mesma coisa com o videogame! Muitos jogos e logo ele desanimava.
O que fizemos foi diminuir os jogos de videogames para apenas 4 e doamos/guardamos uma boa parte dos seus brinquedos. O resultado é que ele fica mais tempo focado no que está fazendo pois diminuímos as opções.
E isso Pequenos Gafanhotos irá refletir positivamente em sua vida.
Kim Payne ainda ressalta que a maneira de protegermos a infância das crianças é dizer não para as diretrizes que a sociedade pretende impor. Utópico, eu sei. Não vivemos em uma ilha e temos regras para viver bem em nossa sociedade. Porém o que o Payne propõe é algo bem mais simples. É preciso apenas deixar que as crianças sejam crianças.
Para isso, é necessário:
- Não encher elas de atividades extracurriculares, que, em longo prazo, não vão ajudá-las em nada.
- Deixe-lhes tempo livre para brincar, de preferência com outras crianças, ou com jogos que estimulem a criatividade, jogos não estruturados.
- Passar um tempo de qualidade com eles é o melhor presente que os pais podem dar.
- Criar um espaço tranquilo em suas vidas onde eles podem se refugiar do caos e aliviar o estresse diário.
- Garantir tempo suficiente de sono e descanso.
- Reduzir a quantidade de informações, certificando-se de que esta seja sempre compreensível e adequada à sua idade, o que envolve um uso mais racional da tecnologia.
- Simplifique o ambiente, apostando em menos brinquedos e certificando-se de que estes realmente estimulem a fantasia da criança.
- Reduzir as expectativas sobre o desempenho, deixe que elas sejam simplesmente crianças.
Os Jovens Padawan têm a uma vida inteira pela frente até se tornarem adultos. Não vamos apressar isso, ok? Permita que elas vivam plenamente a infância.
Texto via Rincón de l`a Psicología, traduzido e adaptado pelo Jorge Freire – Nerd Pai. // Imagens via https://www.shutterstock.com