A Marvel já fez mais de U$ 10 bilhões no cinema e já entrei em algumas discussões para tentar descobrir o segredo do sucesso deles. Existem muitas teorias que vão desde heróis mais humanos (Marvel é assim) até o toque de humor dos filmes. Bem, mas UMA teoria é unanime: O Universo Coeso.
O Universo Coeso começou desde o 1º filme do Homem de Ferro, em 2008 (quase 10 anos!). As cenas pós-créditos foi o ponta pé inicial para que TODOS os filmes da Marvel sejam interligados e o clímax disso tudo será em Vingadores 3: Guerra Infinita, onde vão juntar Thor, Senhor das Estrelas/Peter Quill, Bucky, Viúva Negra, Doutor Estranho, Carol Danvers/Capitã Marvel, Gamora, Nebula, Gavião Arqueiro, Capitão América, Feiticeira Escarlate, Rocket Raccoon, Groot, Nick Fury, Homem-Formiga, Wong, Drax, Visão, Pantera Negra, Hulk e Homem de Ferro.
Claro que o Universo Coeso não é uma inovação, mas a Marvel foi o primeiro estúdio que fez algo assim em uma escala tão grande.
Quem lê quadrinhos está habituado com os Universos Coesos. Muitos arcos demoram anos para serem fechados, tudo está interligado e existe cronologia. Quando termina um arco dentro de um universo, as editoras fazem os reboots e aí criam novos universos.
Um exemplo, só que ao contrário, são os filmes do X-Men. Deadpool até brinca com isso em seu filme, falando que a linha de tempo deles é uma zona. Confesse, por mais sensacional que seja Logan, você ficou pensando por um tempo em qual linha temporal os personagens estavam, não foi?
Outro exemplo desastroso foi o Homem-Aranha. 5 filmes, todos desconectados. Bem, agora que a Sony largou o osso e passou o Homem-Aranha para a Marvel, estão incluindo o cabeça de teia no Universo Coeso Marvel. Tudo isso para que o Amigo da Vizinhança, um dos heróis mais amados, possa ter enfim o destaque que merece.
Bem, ano passado entramos na Fase 3 desse Universo Coeso e ela vai até 2020. Os próximos filmes serão:
- Guardiões da Galáxia 2 (27 de abril de 2017);
- Homem-Aranha (26 de julho de 2017);
- Thor: Ragnarok (2 de novembro de 2017);
- Pantera Negra (15 de fevereiro de 2018);
- Vingadores: Guerra Infinita (26 de abril de 2018);
- Homem-Formiga e Vespa (5 de julho de 2018);
- Capitã Marvel (28 de fevereiro de 2019);
- Vingadores: 4 (2 de maio de 2019);
- Sem título (30 de abril de 2020);
- Sem título (9 de julho de 2020);
- Sem título (5 de novembro de 2020)
Acredito que os filmes ainda sem títulos mostrarão o fim desse Universo criando lá em 2008. Juro que dá até uma tristeza aqui, mas isso é necessário. E ansioso para ver o que vão criar depois disso.