Sempre vejo as pessoas no Twitter comentando que viu um Padawan berrando, fazendo escandalo e birra no Shopping e os pais não fazem nada. Chegam a julgar os pais que não estão dando educação para as crianças e tal e o moleque não passa de um mimado.
Bem, sou pai desde 2010 e pensava assim também. Um dos grandes aprendizados que tive com o Padawan foi justamente entender o que os pais estão passando nesse momento de fúria que eles tem quando querem alguma coisa. E fiquem sabendo que no momento que os pais não fazem NADA, eles estão educando o seu Padawan.
Os Padawans vão crescendo e começam a ter vontades. Como elas ainda não foram totalmente moldadas pela sociedade, não sabem lidar com certos protocolos. E os pais são os responsáveis para educarem seus filhos e mostrar como devemos nos comportar em um local público.
Quando você começa a jogar um videogame, por exemplo, muitas coisas vamos aprendendo durante o jogo. Isso se chama Curva de Aprendizado. Se aquela coisa me tocar, eu morro. Mas se eu pular essa mesma coisa e cair por cima dela, eu a mato e assim por diante. A educação com os Jovens Padawans também é assim. Eles vão testando e testando formas de conseguir o que elas querem. Nada mais é que um jogo para eles e você é um obstáculo que precisa ser contornado.
O chefão da fase
Ao chegar no Shopping o seu filho quer ir no Parquinho que tem lá. Você já conversou antes com ele e disse que hoje não seria possível. Aí quando ele coloca o pé no Shopping começa o pequeno showzinho: berra, faz birra e todo o arsenal de vou fazer o pai passar vergonha que ele vai aprendendo com o tempo. O que a maioria dos pais fazem? Para parar o berreiro o leva para o parquinho. Pronto, o Padawan aprendeu que dessa forma ele consegue matar o chefão da fase.
Cair na tentativa e erro do filho não é o correto. O que se deve fazer nesse caso e se abaixar, pedir para o moleque parar de berrar e reforçar que ele não vai no parquinho e ponto final. Se ele não parar, converse novamente e informe que ele não vai e ainda ficará de castigo quando chegar em casa. Ele continuou a berrar com mais força ainda? Ignore. Lembre-se, você está no controle, e não ele. Deixe ele berrar e não ligue para os olhares que as outras pessoas fazem. Você NÃO pode deixar ele ganhar o jogo. E prepare-se pois eles usam todas armas e até parece um jogador de titan poker, de tão frio e calculista.
Castigo sempre com justificativa
Não acredito em palmadas. A razão? Cortam a imaginação dos Padawans por causa do medo de apanhar
Quando chegar em casa aplique o castigo informado e explique a razão que ele esta ficando de castigo. A chance dele fazer escândalo novamente no Shopping vai diminuir? Bem, aí entra algo que eu gosto nos Padawans: a imaginação. Pode ser que ele não faça mais isso pois viu que não funciona com você. Então ele vai criar novos meios de conseguir o que quer. Igual a um videogame, quando você descobre outras maneiras de matar o chefão da fase. E nessa hora você, Mestre Jedi, precisa ser forte e firme. Se ele te dobrar, você perdeu o controle….e esses moleques sentem o cheiro do seu medo, acredite.
Fica a dica
Quando você ver um Padawan tocando o terror em uma loja, Shopping, restaurante etc, não julgue a educação que os pais estão dando apenas por aquela situação. Há muito mais coisa envolvida e a última coisa que os Pais tem de fazer é te agradar.
Uma observação. Não batemos no Padawan por uma simples razão: ao bater você intimida o moleque a ser criativo. Como ele vai testar os limites dos pais pela tentativa e erro, ao batê-lo você acaba com esse processo, deixando o Padawan preguiçoso em tentar novas maneiras. Respeito é diferente de medo.