Site icon Nerd Pai

Push e multitarefa, o fim da produtividade – Casulo 1991

Push e multitarefa, o fim da produtividade - Casulo 1991

Lembro quando entrei na faculdade, em 1991, e fazia meus trabalhos em um 486 com tela verde. Usava o MS-Word, da Microsoft, para fazer trabalhos. Usava somente um programa de cada vez. Se quisesse usar uma planilha, por exemplo, tinha de salvar o texto e sair do MS-Word. Ou seja, NO MULTITAREFA FOR YOU!

A maioria das pessoas hoje trabalham olhando uma tela: dos Smartphones, Tablets, Desktops ou Notebooks. E com as potências dos processadores e das memórias, tudo tem multitarefa! Posso usar o Pages, aplicativo de texto para o Mac, juntamente com o browser, email, Skype, MSN, calendários e até o Windows virtualizado. A multitarefa otimiza o tempo, pois não precisamos fechar/salvar/abrir toda hora que precisamos de um aplicativo. Mas será que economiza mesmo o tempo? E o push, te ajuda em que? Minha opinião é que não ajuda e você acaba gastando mais tempo.

Minha tela quando escrevia esse post

Para escrever esse texto tive de parar várias vezes pois o Skype pulava, recebia emails, twitter apitava ou clientes me ligavam no celular. E em muitos casos tudo ao mesmo tempo. Acabei fazendo várias coisas paralelas, desconcentrando, em muitas vezes, da tarefa inicial que era escrever esse texto. Podem ter certeza, se eu me focasse apenas em escrever o texto teria finalizado muito mais rápido.

A questão é que não priorizamos as nossas tarefas! Tudo é importante ao mesmo tempo! Isso causa ansiedade, stress e você fica muito mais propenso em errar e tendo de refazer as coisas!

(acabei de receber um tweet do Morroida sobre o vídeo da corrida do Kart que fizemos. Perdi a linha de raciocínio)

Bem, voltando, o push e a multitarefa fazem com que você pare o que esta fazendo e faça outra coisa. E tchau o foco. Eu já pratico, de manhã, entre as 09:00 e 10:30, o que chamo Casulo 1991. Desligo o celular e só deixo o aplicativo de email aberto. Se para responder um email tenho a necessidade de abrir um aplicativo, como o Browser, abro e faço o que tenho de fazer e fecho em seguida. Como eu fazia em 1991 com o meu 486. Isso faz com que a minha produtividade seja absurda! Em uma hora e meia faço mais que quatro horas com tudo ligado.

Tente fazer isso em uma hora do dia. Foque apenas em algo. Certeza que seu dia será mais produtivo. E, acredite, você não tem a necessidade de responder na hora que recebe um email. Então, desligue o push e seja feliz.

Sair da versão mobile