Site icon Nerd Pai

Qual a origem dos nomes de algumas empresas de tecnologia? Nerd Pai Explica #21

Google, Cisco, Corel, Hotmail, HP, Intel, Motorola, Oracle, Microsoft, Sony, Sun, Yahoo! e a Apple. Você sabe como foi a origem desses nomes? Alguns são bem simples, como o nome dos criadores, outros uma viagem braba e alguns puro acaso. Confira:

Google

O nome era para ser Googol. Essa palavra significa 1 seguidos de 100 zeros. Ou seja, qualquer coisa que você procurar irá te retornar com um número absurdo de respostas. Porém quando um dos primeiros investidores deram um belo cheque para eles, foi colocado Google. E para não precisarem cancelar o cheque e tal deixaram assim mesmo.

Cisco System

Uma pequena homenagem à cidade onde a Cisco foi criada: São FranCISCO

Corel

O nome é derivado no sobrenome do criador da Corel, o Dr. Michael Cowpland – COwpland REsearch Laboratory.

Hotmail

A ideia era que o Hotmail pudesse ser acesso de qualquer computador usando o navegador. Então,  Jack Smith, a pessoa que criou o Hotmail, pesquisou várias alternativas e nenhuma estava disponível. Então ele achou o Hotmail e gostou, pois nesse nome contém HTML na composição do nome, HoTMaiL, que é a linguagem usada para ser fazer sites.

HP

Blé, essa é fácil. Os seus criadores, o Bill Hewlett e Dave Packard usaram a inicial dos seus sobrenomes para criar o nome da empresa. O fato curioso foi que jogaram uma moeda para ver qual letra iria em primeiro lugar 😉

Intel

Inicialmente o Bob Noyce e Gorodn Moore queriam chamar a empresa recém-fundada de Moore Noyce. O nome deles. Mas uma rede de hoteis tinha registrado esse nome (que eu achei horrível). Aí não inventaram muito: INTegrated ELectronics.

Microsoft

Bill Gates não pensou muito ao criar o nome da empresa. MICROcomputer SOFTware. Pronto.

Motorola

A Motorola, no início, faziam rádios para carros. Então o fundador, Paul Galvin, pegou o nome de um companhia de rádio popular, a Victrola, e adaptou o nome e registrou.

ORACLE

Larry Ellison e Bob Oats trabalhavam como consultores de projeto para a CIA. Um desses projetos tinha o nome de ORACLE. Mas não foi para frente e tal. Aí eles continuaram o projeto e mantiveram o nome.

Sony

Usaram com referencia a palavra latina sonus, que significa som.

SUN

Acronimo de Stanford University Network. Ou seja, os criadores estudavam lá.

Yahoo!

Essa palavra foi criada por Jonathan Swift e foi usada no seu livro, As Viagens de Gulliver. Esse nome representa uma pessoa repulsiva na aparência e pelas suas ações e é quase um humano. Jerry Yang and David Filo usaram esse nome pois eles se consideram um yahoos.

Apple

Era a fruta favorita do Steve Jobs.

Via Tio Ique

Sair da versão mobile