Ícone do site Nerd Pai

Qual será o resultado de um país que não respeita os professores?

Postei uma foto mês passado em minha Fanpage onde alunos levaram advertência por terem realizado um churrasco no meio da sala de aula. Confesso que naquele momento achei engraçado. Ora, um churrasco com os amigos no meio da classe qual o problema disso?

Na hora duas pessoas (identifiquei como professoras) reclamaram nos comentários que eu não deveria estar incentivando esse tipo de prática, pois os professores sofrem muito com o desrespeito dos alunos.

Acabei apagando o post, pois percebi que desconhecia a fundo como os professores são tratados nas escolas, tanto públicas como também nas privadas. Estava achando graça algo que os alunos fizeram sem conhecer de fato o problema enfrentando pelos professores.

Essa semana vi várias postagens de amigos sobre a Professora de Língua Portuguesa Marcia de Lourdes Friggi, 51 anos. Ela pediu para um aluno de 15 anos colocar um livro na mesa e não foi atendida. Pior. Ele a desrespeitou dizendo que coloca o livro onde ele quiser. Ao retrucá-lo, ele a mandou se f*der e como qualquer professora, pediu para ele sair da sala de aula.

Ao sair ele arremessou o livro nela e errou. Na diretoria, ele disse que a professora estava mentindo. Espantada, ela argumentou que toda a sala viu e depois disso sua voz se calou. O aluno de 15 anos deferiu vários socos que chegaram a cortar feio seu supercílio.

Não vou postar as fotos aqui por respeito à Professora e aos meus leitores. Esse evento que, infelizmente, não é exceção, mostra como a educação dos Jovens Padawans está falha. Respeitar as pessoas é a base para vivermos em harmonia em uma sociedade.

E finja espanto: A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) fez um relatório onde apontou que os estudantes brasileiros lideram o ranking de indisciplina na sala de aula. A pesquisa internacional foi realizada em 34 países aponta que o mau comportamento prejudica as instruções dos professores e absorção de conteúdo.*

Um leitor esses dias defendeu ferozmente que o Estado, através das escolas, tem o papel de educar as crianças. A pessoa que disse isso aparentava ter um bom nível cultural e tal. Infelizmente muitas pessoas acham isso. Acham que a escola precisa ensinar educação aos seus Floquinhos de Neve e esquecem que a educação vem de casa. Na escola se ensina os conteúdos acadêmicos e em casa os PAIS ENSINAM a criança a ter caráter, falar bom dia, obrigado, por favor, a não agredir ninguém.

Se uma pessoa com um certo nível cultural acha isso, o que falar daqueles pais que não tiveram a oportunidade de frequentar uma escola quando crianças? O resultado é o que esses alunos de 15 anos fazem todos os dias nas escolas no Brasil.

Sem culpar e nem julgar esses pais, pois eles também são vítimas de um sistema falido onde professores ficam reféns dos alunos. Por isso peço aos pais e mães que deem em CASA uma educação básica aos seus filhos. Os ensinem a respeitar os professores, os serventes da escola, o diretor. E vocês, por mais que amem seus Padawans, não enxerguem os professores como adversários, vilões. Muitos pais e mães enfrentam os professores por causa de um castigo no recreio. Aí seus filhos irão se ESPELHAR nessa atitude e nem preciso dizer qual será o final da história.

Respondendo a pergunta do título do post, o resultado de uma país que não respeita os professores é de um país pobre. Pobre culturalmente e financeiramente. Pobre na segurança e na saúde pública. Pobre em ter opiniões próprias.

E sem querer ser pessimista, não vejo uma luz no fim do túnel para melhorarmos isso. Pelo contrário. Como as coisas estão caminhando no Brasil, a chance de aparecer um herói com promessas falsas é grande e aí Pequenos Gafanhotos, temo muito pelos professores e por nossas crianças.

Quem pode me dar um abraço?

Imagem alunos na sala via https://www.shutterstock.com

SalvarSalvar

SalvarSalvar

Sair da versão mobile