Ícone do site Nerd Pai

Quer saber como um império se desmorona? Pergunte para a Rede Globo

Já tem um bom tempo que a nossa relação com a TV mudou. Com a popularização de serviços de streaming, como o da Netflix, e da própria internet, as pessoas não dependem tanto das televisões abertas, como da Globo, SBT, Record etc, e também das TV’s à Cabo.

 

Aqui em casa, por exemplo, temos TV à Cabo, mas raramente vemos algum programa por lá. Tudo é Netflix. Para o Padawan é ótimo pois não fico preocupado em ele assistir algo que não deve (pois tem controle de faixa etária) e não passa propagandas.

Porém alguns programa e séries da Globo são excelentes, como o Globo Repórter,  Presença de Anita, JK, O Bem Amado, O Sítio do Pica Pau Amarelo etc. E ainda tem os Globo de Ouro especiais e as novelas que, vamos lá, a Globo já soube fazer algumas sensacionais #oioioi.

Mas a Globo, como toda sua estrutura de velha mídia, não admite negociar com a Netflix para que sua programação seja disponibilizada via steraming. É a única emissora de televisão DO MUNDO que faz bico para a Netflix.

O diretor de conteúdo da Netflix, Ted Sarandos, foi anunciar no Rio de Janeiro o vencedor do Prêmio Netflix e deu uma entrevista para o UOL sobre isso:

“É uma situação única no mundo. É a única grande rede de televisão que não negocia com a gente. Acho que eles têm medo de que vamos canibalizar o negócio deles, mas somos complementares para o sistema. A TV americana já entendeu que a gente pode ajudar a ampliar o mercado. E a Globo está tendo um excesso de cautela”

E a Globo, deu sua linda resposta:

“Acreditamos que a exploração do nosso conteúdo, na web ou na TV paga, deve ser feita por nós, através de um sistema de distribuição próprio”.

Michael Slovis, diretor de fotografia da série Breaking Bad, falou com a Forbes, onde afirma que a Netflix foi a grande responsável para o sucesso da série:

“Eu não sei os números, mas houve um período de tempo em que o Netflix estava orgulhoso pelo fato de que mais pessoas assistiram Breaking Bad por lá do que no canal AMC. Nós construímos uma audiência porque eles são capazes de fazer maratonas de programas e nos alcançar”

Elenco de Breaking Bad depois de faturar o Emmy

E tem mais. O criador de Breaking Bad, o Vince Gilligan, disse:

“Acho que o Netflix nos manteve no ar. Não apenas nós estamos de pé aqui com o Emmy, como acho que nossa série não iria durar nem após a segunda temporada se não fosse isso. É uma nova era na televisão e nós tivemos muita sorte em obter os benefícios disso”.

Então, Jovens Padawans, acredito que o reinado da Globo em nosso querido Brasil ainda vai durar uns bons anos. Tudo vai mudar quando realmente mais e mais famílias saírem da linha de pobreza e começarem a se educar  e exigirem mais qualidade em programas.

A fórmula do fracasso é essa, bater de frente com o futuro. Lembrem-se, não é o mais forte que sobrevive, e sim aquele que consegue se adaptar mais rapidamente.

Sair da versão mobile