Lex Luthor O Homem de Aço, por Brian Azzarello (roteiro) e Lee Bermejo (arte) ,é uma minissérie em 5 edições que foi lançada no Brasil num encadernado homônimo.
Lex vê no Superman, um bloqueio para a humanidade. Como poderiam os simples humanos se motivarem e evoluírem seus potenciais quando um alienígena que se autoproclama um protetor faz o que nenhum humano jamais conseguirá fazer?
Daí vem o ódio de Luthor, que pretende usar a contrução de sua nova torre e a criação de uma forma de vida artificial com aparência humana num plano inescrupuloso que, para ele, serviria para reavivar a esperança dos cidadãos de Metrópolis e até do mundo.
É interessante ver como Superman é retratado sombrio: olhos vermelhos que se sobressaem à face inexpressiva, obscurecida por sombras e sempre planando em posição de superioridade.
Vale ressaltar a participação de Bruce Wayne (negociando com Luthor) e Batman (que recebe uma visita nada amistosa do último filho de Krypton).
Em tempos em que, para a maioria do público, herói legal é o mais sombrio, fica a dica. Mas também indico a quem gosta de boa leitura, que sombria ou não é sempre boa leitura.