Ícone do site Nerd Pai

Adenóide e as amígdalas, cirurgia é a opção?

Desde que o Padawan era novinho, já tínhamos percebido que ao ele dormia de boca aberta, roncava e suava muito! Ao questionar isso com a pediatra, ela suspeitou de hipertrofia da adenóide.  (os sintomas estão no final do post). Porém, antes de colocar o moleque numa mesa de cirurgia, fizemos um tratamento que durou 02 meses.

O que é adenóide?

Bem, a adenóide (tecido linfoide), como as amígdalas, fazem parte do sistema imunológico da criança no início da vida. Como ainda o corpo não tem anticorpos suficientes para combater germes e vírus, elas são um tipo de barreira natural, pois ficam justamente localizadas nos dois locais que mais entram esses seres sith: atrás da garganta, no caso das amídalas, e atrás do nariz, no cado da adenóide.

Depois que a criança tem mais de 03 anos, a adenóide e a amígdala acabam não tendo tanta utilidade assim. Então as amígdalas começam a inflamar (amigdalite) e a adenóide pode aumentar de tamanho (hipertrofia) por causa dos contatos constantes dos microorganismos. Bem, a amigdalite o Padawan nunca teve, mas a adenoide dele estava enorme.

É importante ressaltar que o crescimento da adenóide é NORMAL em praticamente todas as crianças, pois lá pelos  06 anos de idade ela começa a diminuir e tal. Então qual a razão que decidimos submeter o Padawan à essa cirurgia se lá pelos 06 anos a adenóide poderia diminuir? Por causa de OITO RAZÕES.

hipertrofia da adenóide pode ocasionar:

Ou seja, estaríamos privando o Padawan de ter um desenvolvimento PLENO e esperar até os 06 anos de idade para que a sua adenóide começasse a diminuir seria um risco e irresponsabilidade nossa!

Só para vocês terem uma ideia, a hipertrofia da adenóide consegue até alterar o ROSTO das crianças. Confira essa foto:

Percebem o que ocorreu com o rosto dele?

E lá vamos aos médicos e dentistas!

Durante o tratamento do Padawan, uma amiga nossa, dentista, viu uma foto dele no Instagram e ligou para a Fá. Sem saber que ele encontrava-se em tratamento, ela disse que o Padawan aparenta ter hipertrofia da adenoide, não só por dormir de boca aberta, mas por causa da forma que o rosto dele estava. Fizemos uma consulta com ela e com a mãe dela, que é professora de Odonto, e passaram uma outra solução: usar aparelho para baixar o palato (o céu da boca) e, assim, fazer com que o ar passe mais facilmente pelo nariz, ocasionando  o ressecamento da adenoide e, consequentemente,  sua diminuição.

Achamos interessantes demais essa alternativa, pois não precisava passar o Padawan em nenhuma cirurgia. Fizemos todos os exames que ela pediu e tal. Até aquele Raio X panoramico fizemos!

Mas, mesmo assim, fomos consultar outros profissionais: uma outra pediatra, dois otorrinolaringologistas e mais uma dentista. No total então passamos por 06 profissionais. O resultado dessas consultas multidisciplinares? 05 X 01 para a cirurgia.

Nesse momento apenas um sentimento: MEDO. Colocar o Padawan em uma sala de cirurgia para fazer um procedimento para melhorar a sua vida me soava um pouco estranho. Ora, uma cirurgia para SALVAR a vida é uma coisa! Ou faz a cirurgia ou tem o risco de morrer. Agora, uma cirurgia para corrigir um problema que não causa nenhum risco de vida, me parecia sem lógica. Mas esses foram os nosso primeiros pensamentos.

Os riscos

Todo procedimento cirúrgico tem riscos! Até uma anestesia local no dentista apresenta riscos! Porém hoje eles são absurdamente pequenos por causa da evolução da medicina e dos medicamentos. O maior medo, o óbito, é raríssimo!

No Brasil são feitas em torno de 200.000 cirurgias das amígdalas e das adenóides por ano

Conversando com amigos médicos e, claro, com o próprio otorrino e a pediatra, descobri que a taxa de mortes por causa da cirurgia de adenóide é de 1 criança para cada 250.000* e 4% podem sofrer hemorragias entre o quinto e oitavo dia depois da cirurgia. Sangrou, ir para o hospital para que seja estancado e tal.

E se você seguir as recomendações pós-cirúrgicas, não dar alimentos quentes e sólidos e evitar que ele saia pulando feito um louco no período de recuperação, o risco de sangramento é absurdamente pequeno.

Ou seja, o risco de óbito é muito pequeno! Ele é de 0,000004%. Nesse momento ficamos mais tranquilos e marcamos a cirurgia. Nós tranquilizou também em saber que a cirurgia é feita na parte da manhã e à tarde já tem alta. Algumas horas dentro de um hospital é tudo que queremos.

E chegou o dia da cirurgia

Marcamos a cirurgia para o dia 13/08/2013 e tínhamos de chegar lá às 05:40. Claro que cheguei bem mais cedo. A anestesista e as enfermeiras perguntaram a mesma coisa umas 05 vezes, sobre se tem alguma alergia e tal, e subimos para o quarto. Pediram para colocar aquela roupa de hospital no Padawan e deram o sedativo, via oral, para ele. Essa parte foi divertida pois ele ficou doidão! Quase pedi um pouco para mim 🙂

O enfermeiro do centro cirúrgico apareceu, colocou o Padawan em uma maca, aquelas camas com rodas, e o levou. A previsão de retorno, cirurgia + observação, era de 02 horas. O médico disse que no máximo em 01 hora a cirurgia era feita.

Amigos, essa primeira hora durou, tipo, 05 horas! O meu sentimento de impotência era enorme! Não tinha mais NADA que eu poderia fazer para evitar a cirurgia. Até cogitei, minutos antes de levarem o Padawan, de desistir tudo e sair correndo do hospital. Porém me mantive calmo e confiante, pois acreditava nas estatísticas dessa cirurgia, confiava no otorrino e na pediatra do Padawan. Mas minha paciência e ansiedade não suportou ficar esperando por duas horas.

A duração da cirurgia é de 30 a 50 minutos. E a anestesia, mesmo sendo geral, é mais leve

Nos 40 minutos do início da cirurgia fui até as enfermeiras para perguntar se já tinha acabado o procedimento cirúrgico. Ela pegou o telefone e ligou. Falou o nome do Padawan e o número do quarto e nessa hora até prendi a respiração, pois ela não falava nada e só concordava com a cabeça. Tentava ver algum sinal no rosto dela e nada. Ela desligou o telefone, olhou para mim e disse, com toda calma do mundo: “Ele está dormindo e logo mais já desce. Foi um sucesso a cirurgia“.

Tipo, tirei um peso de 100000000 toneladas das costas. Cheguei ao quarto e disse para a Fá que ele já estava na recuperação. Minutos depois chegou o médico que o operou falando que estava tudo bem e passou as medicações e os procedimentos para que ele se recuperasse logo. Com uma cara de sádico me perguntou se queríamos ver as amígdalas e a adenoíde. Eu falei CLARO, e ele me mostrou. Se você quiser ver, click aqui 🙂

Quando o Padawan chegou no quarto, estava berrando. Não de dor e nada, é que ele queria tirar o soro que estava no braço dele! Dei uma risadinha e vi que ele estava ótimo. O médico tirou a sonda do braço e o Padawan se acalmou e pediu o colo da Fá. Estava ainda um pouco grogue. Dormiu um pouco e quando acordou, começou a brincadeira.

Detalhe: na foto acima percebam que o ouvido dele está tampado. Como tinha uma quantidade grande de fluídos nos ouvidos, o otorrino achou prudente também fazer a timpanostomia, que é a colocação de pequenos tubos nos tímpanos para drenar o acúmulo de líquido e equilibrar a pressão dentro do ouvido.

Sorvete, gelatina, iogurte e sopas frias. Essa deve ser a dieta por 05 dias

A recuperação

Ao saber que ele iria comer sorvete direto por uma semana, ele soltou um UHUUUUUUUU e ficou todo animado. Nem parecia que tinha acabado de encarar uma cirurgia. Às 15h00 recebemos alta e ele saiu andando e entregou o papel da alta para o segurança do hospital. A nossa preocupação maior é que vimos que ele estava totalmente bem, e segura-lo por uma semana, sem correr e pular, seria uma missão difícil 😉

Minhas considerações para os pais e mães: se o seu Padawan tem indicação de fazer a cirurgia de amígdalas e adenóide,

Saiba que essa cirurgia é para AJUDAR seu Padawan a não ter apenas uma qualidade de vida melhor, como também para evitar que ele tenha problemas de desenvolvimento! Ela é simples, rápida e indolor. Medo sempre iremos ter por uma simples razão: amamos nossos filhos. Mas tem hora que precisamos ser racionais para que ele tenha uma vida plena.

Os Sintomas da hipertrofia da adenóide

– Dificuldade de respiração pelas narinas, ocasionando respiração pela boca, principalmente na hora de dormir;
– Ronco;
– Respiração sibilante (assobiando);
– Dificuldade de respirar ao se deitar virado para determinado lado (direito ou esquerdo);
– Voz nasal.

Via – http://www.hopkinsmedicine.org/ e http://www.summitmedicalgroup.com/

Sair da versão mobile