Ícone do site Nerd Pai

Ritmos, repetições e educação musical

Colocávamos fones de ouvido no barrigão da Fá quando o Padawan ainda era hóspede para que ele pudesse escutar músicas. Clássica, rock, infantil e de ninar.

Nossos antepassados usavam o som, o batuque, para avisar de perigos. Em bebês o instinto ainda não foi totalmente suprimido! Tanto que quando um bebê escuta um ritmo, uma batida, ele, instintivamente, começa a “dançar” sem ter visto alguém fazer isso! O Padawan sempre foi assim, desde pequeno (bem, ele ainda é pequeno :)! Colocamos a Galinha Pintadinha para ele e logo ele começa a gingar! Uma vez mais, a repetição como aprendizado entra em ação!


Todas as músicas possuem ritmos. Esses ritmos se repetem durante a música/melodia. E essa repetição de ritmos junto com a letra da música ajudará a criança desenvolver habilidades de linguagem. E também de memória! Ou seja, música é um exercício mental para os bebês.

Crianças repetem os pais. Isso é um fato. Gosto de todos os estilos musicais. Do clássico ao sertanejo (os antigos, de raiz, até porque meus pais são de Minas e sempre escutei). Quero passar isso para o Padawan! Escutar de tudo. Sua cultura músical não pode ficar atrelada apenas o que esta na moda. Ainda mais nessa idade, onde ele absorve tudo que vê, sente e escuta. E explicar qual é a categoria de música que ele esta escutando (clássica, salsa, rock, jazz etc) é fundamental para que ele conheça a origem daquele ritmo.

Fui convidado para ir ao show do Buena Vista Social Club no próximo sábado, dia 30/04, no Grazi a Dio, em São Paulo. Para quem não conhece é uma banda de Salsa/Jazz Cubana. O nome da banda vem do local em Havana,Cuba, nos anos 40, onde amigos se reuniam para tocar. E, claro, tinham suas razões políticas por trás.

E é exatamente disso que estou falando! Quero apresentar para o Padawan todos os ritmos que existem! Salsa, jazz, tango, bolero, rock, clássica! Criar uma educação musical ampla e irrestrita, para que ele possa ponderar o que é música de qualidade! E saber, acima de tudo, a origem daquele ritmo, daquela banda, e sentir que a música nao é apenas instinto. É uma forma de energia que tem alma e não tem idade.

Location:Brasil

Sair da versão mobile