Ícone do site Nerd Pai

Sabia que brincadeiras perigosas ajudam no desenvolvimento dos Padawans?

O Padawan – como qualquer outra criança – curte certas brincadeiras perigosas, como subir no escorrega pelo lado contrário, pular de lugares altos, subir em árvores, andar sobre muros, correr feito um maluco, lutinhas e por aí vai.

Certamente eu já tive minis-enfartos um par de vezes quando vejo o Padawan fazendo algo que pode se machucar. O moleque acha que é o Homem-Aranha  e aí você já viu…

Brincadeiras arriscadas podem causar machucados e até a morte, certo? E onde está a seleção natural para acabar com essas brincadeiras? ONDE VOCÊ ESTÁ DARWIN?

A resposta: as brincadeiras perigosas são importantes para que os seres vivos possam desenvolver o poder de adaptação. O risco de se machucar/morrer em uma brincadeira perigosa é pequena perto do ganho que elas proporcionam.

PhD Peter Gray,  professor de pesquisa do Boston College e autor do livro recém-publicado Free to Learnpublicou um estudo intitulado  Risky Play: Why Children Love It and Need Itonde defende que em brincadeiras perigosas os Jovens Padawans aprendem a gerenciar seus medos, superá-los e, assim, criam um poder maior de adaptação.

De acordo com a teoria de regulação emocional, brincar é – entre outras coisas – o modo como Jovens Padawans aprendem a controlar seu medo e sua raiva de forma que eles possam enfrentar perigos reais e interagir próximo a outros, sem sucumbir às suas emoções negativas.

Os pesquisadores privaram ratos e macacos de brincadeiras durante quando eram filhotes. Ao crescerem esses animais se tornaram emocionalmente aleijados.

Quando colocados em um novo ambiente eles reagiram com medo exagerado e falharam em se adaptar e explorar o novo ambiente da forma que um rato normal faria. Eles podiam alternar entre congelar de medo ou passar para a agressão inapropriada.

Fascinante, não?

Quando o seu Padawan começar com brincadeiras perigosas, deixe. Claro que você tem de ter discernimento para separar os riscos reais dos pequenos riscos. Essas brincadeiras FAZEM parte do desenvolvimento dos Jovens Padawans e é necessário deixarem eles livres para brincar.

Esse post foi dica do leitor Renato Berlim e que também fez a tradução do artigo original. Obrigado! / Imagens via http://www.shutterstock.com

Sair da versão mobile