Ícone do site Nerd Pai

Saiba os riscos que você corre ao usar apps de paquera

Por razões óbvias não uso o Tinder. Para quem não conhece, Tinder é um aplicativo de paquera. Você faz o seu perfil, coloca sua melhor foto e configura o app para verificar se tem mulheres e/ou homens que estão a um certo raio de distância que também são usuários do aplicativo.

Achou alguém interessante, você curte e espera ver se a pessoa curte de volta. Aí você tem um match e um canal de conversa é aberto.

Que bom que eu já sou casado. Definir se alguém é interessante por FOTOS é um pouco weird para mim. Cadê a paquera de raiz, de várzea? Será que as pessoas estão com tanta fobia social que preferem paquerar usando o smartphone? Uma pessoa que se esconde atrás de uma tela de celular para mim significa que ela tem muita coisa para esconder….

Mas se você curte, e teve algum sucesso com o Tinder, parabéns! Quem sou eu para te julgar. Acredito que acho estranho justamente por ser de uma outra geração e tal. Coisas da idade.

Diferentemente de uma paquera em um lugar público, como um bar ou coisas do tipo, usar um app para encontrar pessoas pode ser perigoso. Claro que ambos maneiras são perigosas e isso nem vamos discutir, mas acredito que usar um app é muito mais.

Vamos imaginar que eu sou um sociopata e quero aprontar. E que tal começar usando um aplicativo que possa enganar e colher informações das minhas vítimas? E esse é o perigo do Tinder:

1º – Posso ser quem eu quiser.

Quem disse que muitos que estão ali são reais? Será que aquele cara é tão bonitão assim? Uma imagem falsa é a isca onde muitos acabam caindo lindamente. Fora que se você marcar um encontro você não irá o reconhecer e estará sendo vigiada o tempo todo. Pense nisso.

Nesse link aqui tem várias notícias sobre problemas  sérios que ocorrem com o Tinder

2º – Amostragem

Em um app que existem MILHARES de pessoas cadastradas e estão lá 100% do seu tempo faz com que a probabilidade de sucesso seja enorme. Tipo, quanto mais eu abordar mais chance de sucesso terei. Detalhe: a pessoa ainda pode selecionar um perfil que ele considere frágil, vulnerável, aumentando ainda mais suas chances de sucesso.

Seleciono meus alvos, espero o match e desenvolvo meu plano. As pessoas são ingênuas o suficiente para se acharem protegidas em um relacionamento online. Aí, Jovens Padawans, você acaba colocando um maluco dentro da sua casa.

Tenham cuidado. Não sou contra o uso de esse tipo de app, mas é necessário ter algumas camadas de proteção:

O perigo sempre estará lá fora e não importa se é no mundo online ou offline. Porém no mundo online colher informações é bem mais fácil do que no mundo offline. E ter ótimas informações e saber o que fazer com elas pode definir sua vida.

E você, o que acha? É paranoia minha ou realmente esse tipo de aplicativo pode ter algum risco?

Sair da versão mobile