Ícone do site Nerd Pai

Sakamoto, Tufão e o Cravo e a Rosa

Todos conhecem uma Cantiga de Roda chamada O Cravo e a Rosa, certo?

O Cravo brigou com a Rosa / Debaixo de uma bancada / A Cravo saiu ferido / E a Rosa despedaçada

Ou seja, o Cravo meteu a mão na Rosa e ela ficou despedaçada. Podemos enquadrar o Cravo na Lei Maria da Penha? Bem, se existissem esse tal de Cravo e essa tal de Rosa, sim.

Carminha de pochete…

Leonardo Sakamoto tem um blog na UOL. Ele é jornalista e doutor em Ciências Política. Seus textos sempre geram discussões pela falta de coerência. Em seu último texto, Que tal processar Tufão pela Lei Maria da Penha?, Sakamoto repudia uma cena da novela Avenida Brasil onde o Tufão (Murilo Benício), um dos protagonistas, dá dois tapas na vilã, a Carminha (Adriana Esteves).

Ok, ok, não é correto qualquer tipo de violência. Principalmente contra às mulheres. Acredito que a violência não leva a lugar algum. Se o Murilo Benício batesse na Adriana Esteves, certamente medidas legais seriam tomadas. Porém o que o Sakamoto errou, e feio, é que uma novela não passa de uma obra de ficção! E mais: ela tem classificação etária imprópria para menores de 12 anos.

Vamos dar dois passos para trás e analisar qual era a função do teatro:

O teatro, ao representar situações de nossa própria vida – sejam elas engraçadas, trágicas, políticas, sentimentais, etc. – põe o homem a nu, diante de si mesmo e de seu destino. Talvez na instantaneidade e na fugacidade do teatro resida todo o encanto e sua magia: a cada representação, a vida humana é recontada e exaltada. O teatro ensina, o teatro é escola. É uma forma de vida de ficção que ilumina com seus holofotes a vida real, muito além dos palcos e dos camarins *

Uma novela, uma história de ficção, não tem o mesmo papel? No momento que o Tufão bate na Carminha muitos torceram e vibraram. Mas essas mesmas pessoas bateriam em suas parceiras mesmo que elas tenham sido infiéis? Ou, através desse folhetim, aprenderam , como em uma escola, que isso é errado? E ao cantar O Cravo e a Rosa para os seus Padawans, estamos incentivando a violência contra as mulheres?

Deixo com vocês a conclusão desse texto.

Sair da versão mobile