Vamos supor que tem uma pracinha a duas quadras de sua casa e tem um parquinho bacana por lá onde os amiguinhos do seu Padawan sempre vão. Certo dia seu Padawan pediu para ir sozinho lá. Ele ainda tem uns 10 anos. Me responda: você deixa ele ir sozinho?
Recapitulando: parque público a duas quadras de sua casa onde qualquer um pode ir.
Bem, com 10 anos eu não deixaria o Padawan ir sozinho. Na verdade até aqui mesmo em nosso condomínio ficamos monitorando o que ele está fazendo, pois sempre tem alguns meninos mais velhos e sabemos que a molecada podem ser cruéis, imagina então ele ir sozinho para uma praça um pouco distante de casa.
Seguindo esse raciocínio, por que então alguns pais deixam seus Padawans entrarem nas redes sociais sem supervisão?
Tenho um casal de amigos que não tem Facebook e nem Instagram. Porém eles tem um Padawan de 10 anos que ganhou um tablet – até porque a escola pediu – e ele criou um perfil no Facebook.
Uma observação: não vejo problema um Padawan de 10 anos entrar no Facebook. Eu sei que a idade a idade mínima para entrar no Facebook é de 13 anos e tal, mas acredito que essa idade precisa ser alterada. Mas isso é para um outro post.
Voltando.
Em uma festa, eu o ajudei a configurar a privacidade do Facebook:
- Quem pode ver suas publicações futuras?: Amigos;
- Quem pode entrar em contato comigo?: Amigos;
- Quem pode me procurar?: Amigos;
- Quem pode procurar por você usando o número de telefone fornecido?: Amigos;
- Você deseja que mecanismos de busca fora do Facebook se vinculem ao seu perfil?: Não;
Ele poderá interagir apenas com amigos e o perfil dele está quase invisível. Ele pode procurar amigos, parentes e tal, mas as pessoas que não são seus amigos, não. Essa camada e segurança é muito importante para que desconhecidos não achem o perfil dele.
Porém a camada de segurança mais importante de todas está desabilitada: Os pais não tem Facebook.
Voltando a pergunta inicial, você não deixa o seu Padawan ir sozinho na praça e se ele quiser ir, você vai com ele. Então porque você deixa o seu filho ou filha frequentarem o Facebook sem a sua presença?
Entendo que você não gosta, não quer expor a sua vida e nem tirar fotos de comida e postar. Porém é necessário a sua presença nas redes sociais por causa dos seus filhos. Monitorar o que seus filhos postas, com quem conversam e o que estão fazendo no mundo online é essencial para a segurança deles.
Então Pequenos Gafanhotos, se você não tem Facebook, Instagram, Snapchat etc, está na hora de entrar nessas redes. Olha, você não precisa usar essas redes. Crie um email novo para fazer o cadastro nessas redes, coloque uma foto no avatar genérico e até mude de nome. O importante é que você conheça como essas redes funcionem para cuidar do seu Padawan.
Fica a dica! Entrem nas redes sociais para que os seus Padawans fiquem protegidos.
Imagens via http://www.shutterstock.com