Todos participam de algum grupo no WhatsApp e no Facebook. Grupos do condomínio, de como fazer um belo churrasco, da escola dos filhos e filhas, sobre cinema/tv e assim por diante.
Algo que cresceu muito nos últimos anos são grupos voltados para a maternidade, onde as integrantes dão dicas e contam suas experiências. Confesso que quando a Fá estava grávida do Padawan, entrei em um sobre parto normal e não tive estrutura para aguentar 3 dias.
O que eu lia eram julgamentos e mais julgamentos de mães. Gente, era um horror sem tamanho como as pessoas eram cruéis. Teve algumas que sempre falavam que muitas ali nem merecem ser mães. Pode?!
Acreditava que esses grupos tinham um ambiente agradável , porém se mostrou um ambiente tão tóxico que me fez mal. E, infelizmente, eles ainda existem e estão ficando cada dia piores.
Hoje existem grupos que defendem que o ideal é o bebê nascer na 45ª semana, mais conhecidos como o 10º mês de gestação. Esses grupos são chamados de Ten Months Mamas (Mães de 10 meses). No grupo elas dão dicas de como não induzir o parto para que o bebê possa nascer no seu tempo…CLARO que não tem nenhuma médica ou médico no grupo e tudo não passa de pseudociência.
O grande problema é que esses grupos colocam em risco não só o bebê, como também as mães. Esses dias uma mulher do Havaí perdeu seu bebê, contrariando as recomendações de profissionais, pois ele ainda estava na 43º semana e não estava pronto (via).
Absurdo, né? Lembrando que o período ideal de menor risco para o bebê nascer é entre 39 e 41 semanas.
O grande problema disso tudo são as famosas evidências anedóticas. Com disse Dr. Igor Padovesi, ginecologista e obstetra, acontece um exagero na idealizações de procedimentos naturais que, apesar de darem certo para a maioria das pessoas, estatisticamente não vão funcionar para todo mundo.
Mães, por favor, confie SEMPRE em um profissional que respeite suas escolhas. Parem de seguir modinhas de grupos no Facebook, pois isso coloca em risco a saúde de todos! Lembre-se, se deu certo para sua amiga isso não significa que dará certo para você. Não entre em modinhas que podem ser fatais.
PS.: Entenda que em nenhum momento estou generalizando e nem criticando parto normal. Por favor, entenda o post todo. Se você teve a sorte em NUNCA esbarrar em grupos tóxicos não significa que eles não existam. Se o seu grupo que faz parte não é assim, parabéns! Mas mesmo assim procure ajuda de um profissional que RESPEITE SUAS ESCOLHAS amparadas pela ciência e não em pseudociência.
Imagens via https://www.shutterstock.com