Lendo o post da sobre Internetês, lembrei de uma conversa que tive com ela sobre a opção em dar tablets para as crianças ao invés de notebooks visando aumentar a segurança na internet do seu Padawan.

Tanto o Windows como o Mac OSX  possuem várias falhas de segurança em que pessoas mal intencionadas usam para instalar vírus, worm, trojan, Hijackers e tantos outros que criam todos os meses.

Esses vírus (irei chamar assim para facilitar) podem ativar a câmera dos computadores remotamente, roubar senhas, acessar e-mail e a vida do seu filho(a) exposta para pessoas que querem fazer o mal.

O que devemos fazer para proteger nossos filhos(as)? Antes de mais nada, os pais DEVEM estar presentes nos momentos online dos seus filhos! Educar o que devem fazer e o que evitar. Ter conversas sérias sobre os perigos do mundo online! E a máxima do mundo real funciona no virtual: “Não converse com estranhos”.

Depois da educação, precisamos instalar antivírus e habilitar o Controle dos Pais. O que é isso?

Controles dos Pais  gerencia:

  • Os sites que seus filhos poderão exibir aumentando a segurança na internet
  • O horário e quanto tempo eles podem passar online;
  • Quais vídeo games poderão jogar;
  • Quais programas eles podem utilizar.

Porém crianças são curiosas! Nós incentivamos a curiosidade delas pois é bom para o seu desenvolvimento! Mesmo ele tendo um canal aberto com os pais a curiosidade, muitas vezes, fala mais alto. E isso que temos de evitar.

Controle dos Pais e antivírus são facilmente contornados. Um boot com um pendrive com alguns programinhas e pronto! Basta plugar um pendrive para ver um vídeo e várias outras coisas podem ser instaladas, sem ele e nem o amigo perceberem. Toda proteção foi desativada! E UMA vez é o suficiente  para que seu Padawan corra risco de cair na mão de um pedófilo. “Mas meu filho não sabe mexer nesse tipo de coisa”. E é ai que você se engana! Molecada de hoje sabe sim! O que não falta é informação pela Internet para isso. Basta ele colocar no Google (e você não vai boquear o Google, vai?) que ele acha e lê no cache as informações necessárias para isso.

O mundo, como sempre digo, não é preto e nem branco. É cinza! Não se iluda que você confia em seu filho(a) e ele conta tudo para você. Mesmo a criança tem sua privacidade!  Não é tudo que ele irá compartilhar com você. Supere e entenda isso!

Mas onde entra o Tablet nisso tudo?

Irei dar exemplo do iPad com o iOS 4.

O Ipad tem nas configurações o ítem Restrições:

segurança na internet nerdpai

Você pode configurar o que o seu filho(a) pode acessar e fazer! Opa, mas o Controle de Pais também tem isso, você pode perguntar. Mas como o iPad não tem como rodar arquivos e nem tem como colocar pendrive, você cria uma nova camada de proteção! Seu filho(a) não vai baixar um arquivo malicioso! Ele não vai plugar um USB de um amigo com o último vídeo da festa de aniversário da amiguinha e carregar vírus ou Hijackers! Algumas limitações podem ser bem úteis, não é mesmo?

Podem contornar esse controle também? Claro! Não existe controle 100%. Isso é utopia! O que existe é somatórias de ações que ajudam seu filho(a) a ficar seguro: educação + amizade e cumplicidade dos pais + uso correto da tecnologia = uma proteção maior.

E com um tablet seu Padawan pode fazer tudo e mais um pouco: lição de casa (bom comprar um teclado), pesquisas, fotos, videos, navegar pela internet e conversar com os amigos. E como é pequeno, pode fazer tudo isso ao seu lado, no sofá!

Meu Padawan, com certeza, quando começar a usar computadores, os Tablets serão mais usados do que os notebooks. Claro que ele terá um! Mas a sua segurança será prioridade! E iremos acima de tudo educa-lo para que ele fique o mais seguro possível! E navegue com segurança na internet e use, seu tablet, consciente do perigo que ele pode ser.

 

Fonte: G1, Microsoft