Site icon Nerd Pai

Semana Mundial do Brincar – Aliança pela Infância

Tive uma infância divertida: pega-pega, peão, esconde-esconde, futebol, parquinhos infantis (aqueles de metal, “super” seguros), bandido e mocinho, empinar pipa e mais uns 20 que não lembro agora. Corria, pulava, caia, subia em muro e em árvores! Isso porque morei minha vida inteira em prédio mas, por sorte, tinha espaço para brincar.

Tinha amigos em prédios vizinhos. Subia para seus apartamentos sem ser anunciado pelo porteiro. Não tinha muros/grades.

Isso em São Paulo, Jardins.

“Mas você não brincava de videogame?” Claro que sim. Lembro quando meu amigo ganhou um Atari com o jogo do Star Wars em 1980. Meu pai comprou meses depois. E outros vieram: Master System, , Mega Drive, Super NES, Playstation 2 e Xbox 360. Esses dois últimos eu mesmo que comprei. Porém, na minha infância, mesmo com videogame, lembro muito bem que as brincadeiras “off-line” eram mais frequentes.

E o Padawan, vai brincar como eu brinquei? Converso isso com a Fá e me preocupo, pois brincadeiras como eu tive são excelentes para o desenvolvimento! E hoje falta espaços para brincar e com o consumismo maluco, mais e mais as crianças vão ficar brincando sozinhas em seus quartos.

Hoje começa a Semana Mundial do Brincar. Desenvolvido pela Aliança pela Infância, um movimento mundial que atua facilitando a reflexão e a ação das pessoas que se preocupam com o cuidado e com a educação das crianças. Fundada em 1977 na Inglaterra.

 

O evento, que será na UMPAZ, Av. IV Centenário, 1268, portão 7A, Pq do Ibirapuera, permitirá que crianças façam o que mais sabem fazer: brincar! Começa às 09:00 horas e finaliza às 17:00. São 04 locais com brincadeiras simultâneas. Click aqui para baixar toda agenda.

Acho bacana essa iniciativa. Fico triste apenas pois a data não esta sendo boa pois, tanto eu como a Fá, trabalhamos e não podemos levar o Padawan.

Mas você que tem a oportunidade de ir, vá! É uma chance de ensinar e socializar seu filho fora da vida on-line. Brincar e se machucar é algo que você nunca esquece.

Sair da versão mobile