Ícone do site Nerd Pai

Ser pai é descobrir todos os dias como funciona essa tal de paternidade

No dia 31 de julho de 2017, saiu um texto meu na revista Pais & Filhos. Um texto verdadeiro e que tenho certeza que muitos pais irão se identificar. Pois, ser pai, é descobrir todos os dias como funciona essa tal de paternidade.

É sensacional ter filhos. Hoje eu ficaria absurdamente frustrado se não tivesse conhecido um moleque e uma moleca que mudaram totalmente nossas vidas. E a mudança, claro, foi para melhor. É incrível ver que, quando nasce um bebê, nasce uma mãe junto. Com os pais não ocorre bem isso, sabe? Você aprende devagar qual é o seu papel e suas responsabilidades.

E tudo isso é motivado pela maior força que existe, o amor.

Mas as coisas não são simples. Criar filhos dá um trabalho do cão. Nunca mais você tem sossego ao dormir, ir ao banheiro, tomar banho, fazer suas refeições, ir ao shopping, assistir televisão, ler, e por aí vai. E não se esqueça das sacolas de dinheiro que você gasta nas vacinas, na alimentação, nas roupas, nas fraldas, na escola, nos livros, nos brinquedos. Sem ilusão, os filhos sugam o seu tempo, sua energia e o seu dinheiro de uma forma alucinada. As coisas começam a melhorar quando eles crescem, mas as melhoras não são lineares. Ou seja, as coisas não melhoram tudo ao mesmo tempo. Quando seus filhos começam a dormir sozinhos e você tem um belo tempo livre à noite, eles começam a levantar mais cedo.

Aí seu plano de dormir até um pouco mais tarde no domingo, em ir fazer algum exercício ou ficar de soneira na cama em um sábado de manhã, acaba quando ele pede, esparramado no sofá, o leitinho quente de café da manhã às 6h.

É, chega a dar desespero… Ser pai é viver constantemente em conflito e confesso que, às vezes, me sinto derrotado e fraco. E sinto que minha esposa também sente isso. Mas aí eu olho para os meus filhos e para a minha esposa e as dúvidas e os medos desaparecem.

Um sorriso deles e parece que nasci novamente. Entendo que hoje não sou mais eu. Hoje somos nós. Somos uma família e a nossa união é algo poderoso. Ter filhos faz você aprender o que é amor incondicional. Sim, é clichê, mas nem ligo. Ter filhos, uma família, é uma das melhores e mais amorosas experiências que você pode ter em toda a sua vida. Poder participar de cada conquista e derrota dos nossos filhos nos faz ver a nossa importância e responsabilidade em guiar os passos daqueles seres que estão descobrindo o mundo.

Certamente que nessa aventura ainda terei muitos medos, muitas dúvidas, obstáculos e frustrações. Porém, ao saber que tenho três pessoas que irão me dar suporte – e quando precisarem terão o meu –, é reconfortante, e sempre que penso nisso me vejo sorrindo.
Ter uma família muda sua vida e essa mudança é maravilhosa. E, se me perguntarem o que é ser um pai, responderei da forma mais simples que existe: é amar..

Sair da versão mobile