Ícone do site Nerd Pai

Será que foi bullying?

O Padawan ao sair da escola esses dias estava com um sorriso amarelo no rosto. Ao entrar no carro, perguntei para ele como foi o dia, o que ele aprendeu e essas perguntas que sempre fazemos. Ele disse que os amiguinhos dele começaram a rir do caderno de caligrafia dele:

– Olha, ele tem um caderno com bichinhos fofinhos na capa!

– Olha o caderno de bebê que ele tem!

E assim por diante. O caderno é esse aqui:

 
Bem, certamente alguns pais e mães podem considerar que isso foi bullying. Porém precisamos tomar cuidado para não ir achando que qualquer coisa pode ser bullying ou até mesmo prejudicial ao nossos Padawans.

Conforme a AboutFace Internacional (uma organização beneficente cujos objetivos são promover a conscientização das pessoas sobre as diferenças faciais, físicas e /ou deficiências), existem dois tipos de provocações:

Bem, o que devemos fazer é perguntar para os nossos Padawans se a provocação foi por brincadeira e se ele a aceitou.

Dessa forma abrimos um canal de com nossos Padawans e eles podem exteriorizar seus sentimentos.

Nesse caso, foi um provocação esportiva e todos os envolvidos riram (inclusive o meu Padawan). Ele não ligou e nem foi afetado. Pelo contrário. Ele lidou com a situação com humor e assim é que deve-se fazer.

O importante desse ocorrido é que percebi que o Padawan tem auto-estima. Ele não se sentiu abalado e levou tudo na esportiva. É importante valorizar isso nas crianças, pois quando ocorrer uma provocação ofensiva – e ela sempre ocorre, cedo ou tarde – ele saberá se defender.

Por mais difícil que seja, devemos ensinar aos nossos Padawans que eles não podem cair nas provocações, pois é isso que quem faz o bullying quer. E ainda que eles devem levar na brincadeira que as provocações somem.

E aí com seus Jovens Padawans, já ocorreram casos parecido? E de bullying?

Sair da versão mobile