Um pouco mais de seis anos atrás eu me tornei pai. Não foi uma surpresa, então eu deveria estar preparado, certo? Errado. Não importa qual é a sua profissão – engenheiro, programador, astronauta, negociação de reféns – paternidade é o trabalho mais difícil que existe.
Antes do Padawan entrar em cena, eu me preocupava apenas com a Fá e comigo mesmo. E isso era normal para quem tem seus 30 e poucos anos de idade. Ao me tornar um pai eu tive de me transformar. Todo mundo disse que tudo seria diferente. “Aproveite para dormir agora“, eles disseram … “Feche aquele jogo no Xbox agora“, eles disseram … “Vá em todos os restaurantes possíveis e viaje agora“, eles disseram.
Ou seja, meu mundo se transformaria e eu estava preparado para essas mudanças superficiais. Porém não estava preparado para o chute emocional que eu levaria na cara quando o Padawan nasceu.
Você pode procurar livros – e até blogs 🙂 – paternos para te ajudar na viagem que você irá fazer, mas a experiência que você terá com o seu Padawan é única. Sim, livros e blogs ajudam e você acaba tendo uma ligeira vantagem, mas não se compara com a experiência real da paternidade.
Até porque em nenhum lugar ensina como manter a paciência durante as madrugadas, na dentição, nas birras e perguntas sem fim…
E foi quando eu achava que está fazendo as coisas erradas – e levei novamente aquele chute emocional na cara – consegui entender tudo: se fazemos com carinho e amor, nada está errado.
NADA.
Pintou a dúvida? Resolva com carinho e com muito amor. Não tem como dar errado! E ao unir esses sentimentos com uma bela bússola moral e valores sólidos, me responda, o que pode dar errado?
Então pais, relaxem. Estamos descobrindo a grandeza da paternidade e não se culpe se você achar que estiver fazendo algo errado. Lembre-se, faça com amor e com carinho e tenha certeza que nada está ou vai dar errado.
post inspirado