Ícone do site Nerd Pai

Será que teremos uma geração mais educada dentro do cinema?

Era 1998 e a Fá e um casal de amigos fomos assistir ao lançamento do filme O Resgate do Soldado Ryan. Já tinha ciência que o filme era denso e a sequência inicial do filme te deixaria sem respirar.

Optamos em ir no Shopping Eldorado que, aliás, tinha apenas 4 salas de cinema e nada se compara como é hoje. A sessão não estava cheia e escolhemos os assentos em uma fileira vazia. Minutos depois, sentaram 3 casais em nossa fileira. Bati o olho e lembrei na hora do Han Solo: I have a bad feeling about this…

Cena do filme O Resgate do Soldado Ryan, de 1998

Já nos trailers a turma ao meu lado mostrou qual seria o viés deles. Um soltava a piadinha, todos riam, aí outro completava a piada sem graça dos amigos, todos riam mais ainda lopping infinito.

A Fá já apertou a minha mão e disse para deixar quieto, pois eram apenas trailers. Pô, eu gosto de ver os trailers! Antes não era como hoje onde os trailers pipocam na internet. Antes só descobríamos lançamentos nos trailers. Ou seja, os trailers faziam parte da experiência de ir ao cinema.

Bem, olhei para a Fá e falei que só ia falar uma coisa. Chamei a atenção da molecada e disse:

“Olha, tudo bem que estamos no meio dos trailers e um certo barulho, agitação é normal. Mas, por favor, quando começar o filme eu não quero um pio partindo de vocês, ok?

Eles se entreolharam e meio que abanaram a cabeça concordando. Mas como eu sou tolo, fiquei esperançoso. Começou o filme e um deles começou – juro por Odin – a fazer sonoplastia com a boca dos tiros. Nem olhei para a Fá. Me levantei, olhei para a cara deles e disse:

Se vocês emitirem qualquer som, vou arrancar um por um dessa sala. Se vocês não tem educação e não respeitam os outros, não merecem estar aqui, ok?

Ficaram assustados ao ponto de 5 minutos depois se levantaram e foram EMBORA DO CINEMA. Ou seja, a ideia deles era causar mesmo e que se ferre o filme e quem estava lá dentro.

Pulamos para 2017.

Vou muito ao cinema com o Padawan e acabo indo em sessões no meio da tarde e dublado. EU SEI que nesse horário é complicado exigir silêncio, pois a sessão é repleta de crianças e adolescentes. O estranho ali sou eu! E, confesso, curto até assistir no meio da molecada pois eles não mentem. Se o que estão vendo tem graça ou foi legal, eles vibram sem pestanejar.

A minha sorte é que vou muito em cabines para jornalistas e muitas vezes levo o Padawan para assistir algo que eu já tinha assistido previamente. Quando isso não ocorre, acabo indo novamente, com a Fá, em uma sessão à noite e legendado.

Padawan indo assistir Homem-Aranha

Porém NUNCA deixo de conversar com o Padawan que no cinema devemos respeitar os outros. Não devemos conversar e muito mesmo acessar o nosso celular. Existem regras sociais que precisamos e devemos seguir em uma sala de cinema. Até porque pagar mais de R$ 40,00 para ficar nervoso é desnecessário, certo?

A BuzzFeed fez um quiz (para variar) para ver se a pessoa é uma verdadeira viciada em internet. Passei o olho e deu vontade de chorar em uma das peguntas:

Vontade de chorar ao ver isso…

Isso não é ser viciado na internet, isso é ser (coloque aqui o adjetivo que você quiser) mesmo de marca maior! Ser viciado em internet não te dá direito de atrapalhar os outros. Ou seja, o uso do celular do cinema está sendo considerado como um hábito normal. Duvida?

A rede de cinemas AMC, uma das maiores em território norte-americano, está estudando formas de permitir o uso de celulares dentro das salas de cinema. A ideia é tornar os cinemas mais “amigáveis” para o público de até 20 e poucos anos, cuja frequência tem caído nos últimos anos.*

Posso chorar? E não duvido NADA que essa moda pegue. O resultado? Tchau cinema, oi Netflix e Streamings.

Então pais e mães, um apelo: eduquem HOJE os seus Padawans de como devem se comportar dentro de uma sala de cinema. Dêem o exemplo! Desliguem o seu celular. Coloquem em modo avião ou em modo noturno. Se alguém ligar, não atendam. Se insistir saiam da sala para atender. A luz dos celulares atrapalha, e muito, dentro de uma sala escura. Vamos criar uma geração que tenha educação dentro de uma sala de cinema.

Aproveitando, fiz um vídeo em meu canal sobre Crianças No Cinema. Dei algumas dicas para que você possa levar seu Padawan, até mesmo quando ele é um bebê, ao cinema. Confira:

 

Sair da versão mobile