Ícone do site Nerd Pai

Sony Wonderbook e o Futuro da Leitura e Entretenimento Infantil

Nesta última E3, a Sony apresentou uma nova ferramenta de entretenimento, o Wonderbook, que conectada ao Playstation 3, busca trazer interação visual e entretenimento associados à literatura.

Wonderbook, através da conexão com o console da Sony e com o Plastation Move e sua Playstation Eye, uma experiência de realidade aumentada se inicia, e a partir daí, os Padawans começam a interagir visual e interativamente com a história.

Confira o vídeo de apresentação e também o Wondeerbook em ação:


[social_share/]

Como vimos no segundo vídeo, para o lançamento deste novo periférico, a Sony inicia uma parceria com o universo  Harry Potter, inclusive seu novo site, o Pottermore, criado pela escritora britânica JK Rowling.

Com isso, o Wonderbook já  conta com um universo enorme à ser explorado, podendo assim complementar e ilustrar os livros do bruxo mais famoso desta geração.

Mas será que todas estas inovações irão substituir a experiência da leitura? Do livro impresso em papel?

Com o sucesso dos tablets, inovações estão fadadas a brotarem em nossa frente. Desde o primário e-book, que vem sendo sucesso devido à sua nova plataforma, até novos meios de interação, seja através da internet, ou mesmo da realidade aumentada, que não só estão presentes em projetos da Sony, mas também em livros físicos, como o recente “Em Busca de Wondla (Tony DiTerlizzi)”, que também ultiliza o recurso de realidade aumentada para apresentar ao leitor mapas e chaves do mistério proposto no livro!

Minha opinião é que a tecnologia não vem para matar nenhuma mídia já existente, mas sim complementá-la. Espero que tais inovações proporcionem a descoberta de novos horizontes, como por exemplo: durante a leitura de uma determinada obra, tais recursos (sejam eles quais forem) nos permitam explorar de uma maneira mais ampla o que nos está sendo contado, seja por maquetes virtuais dos terrenos, modelos de personagens e equipamentos ou mesmo esboços dos mesmos.
Em suma: penso que só temos a ganhar com tais inovações, e observando o caminho que a tecnologia está tomando, creio que o futuro que espero presenciar, está cada dia mais próximo.

Mas e você, acha que os livros físicos estão fadados à desaparecer? Ou que as novas tecnologias não terão forças para mudar o cenário atual?

 

Via: TheMarySue

Sair da versão mobile