Ícone do site Nerd Pai

Spam – O click aqui e seja removido funciona?

Spam. Aquele email chato que você recebe sobre algo que não quer comprar ou não precisa. A razão que fazem isso, de encher sua caixa de correios, é que spam funciona. É muito baixo o custo para “impactar” um número absurdo de pessoas de uma forma rápida e, em alguns casos, segmentando.

Para que um email não seja considerado spam, você precisa dar autorização para que possam enviar esses Emails Marketing. Geralmente essa autorização você precisa clicar em algo ou consta nas Condições e Regras de um sorteio/promoção (que geralmente ninguém lê). E quem faz Email Marketing corretamente coloca a opção Click Aqui e Seja Removido do Nosso Mailing. 

Durante um mês resolvi fazer uma experiência: em todos os spams que eu recebia clicava naquela opção click aqui e seja removido. O resultado? Foi animador.

No dia 1 da minha experiência contei 56 spams. Entre eles, apenas 06 não tinham essa opção de remover e 03 eram falsas. Ou seja, clicava e ia para uma página que não existe.

Com uma paciência de Jedi, comecei a pedir para ser removido em todos os spams. Algumas empresas tem a cara de pau de colocar Captcha para que você seja removido! Pode isso? Outras pedem para você relatar a razão e não aceita poucas palavras. Enfim, nesses casos escrevia NOONONON oNONONONOn NONOOONo NONONOO e pronto.

Veja um gráfico da evolução dos Spams durante um mês:

De 56 spams que recebia por dia, recebo hoje, em média, apenas 6. Uma bela redução. Entre esses que ainda recebo são aqueles que não tem a opção de ser removido ou são de phishing. O ideal nesses casos é criar um filtro no seu cliente de email e excluir sem ter dó!

Fica a dica: ao receber SPAM, click em ser ser removido. E, lembre-se, quando vão participar de algum sorteio, leiam as Condições e Regras dele. Geralmente nela consta que ao participar, você dá o direito da empresa/site/serviço em te enviar Email Marketing. E isso não é spam.

Compartilhe esse post para ficarmos livres dos SPAMS!

Sair da versão mobile