Ícone do site Nerd Pai

Spider Woman e a capa sexualizada – isso é necessário?

Milo Manara, 68 anos, é um desenhista italiano especializado em erotismo e ganhou o mundo desenhando quadrinhos eróticos. Uma ilustração famosa dele é a Bolero (1999), que retratou a história da humanidade:

Pois bem, a Marvel chamou o Milo Manara para fazer uma capa alternativa da Spider Woman. Os executivos da Marvel SABIAM qual era a pegada do Milo. O resultado?

A Spider Woman acabou de subir a parede de um prédio e chegou ao terraço. A posição que ela se encontra é a continuação do seu movimento de escalada. Porém por mais justificativas que possamos dar, a opinião pública caiu matando e achou essa capa sexualizada demais.

Mas foi apenas a Spider Woman que sexualizaram?

Essa discussão é antiga, mas pegou fogo agora com o Milo Manara (que não teve culpa nenhuma, pois ele fez apenas o seu trabalho). Ano passado o National Women’s History Month fez um uma história em quadrinhos onde duas mulheres estão em um bar e conversam como seria os uniformes dos super-heróis se exaltassem a sua sexualidade, exatamente como fazem com as heroínas. O resultado é esse aqui:

Percebe-se que não é por aí, certo?

É necessário focarem em ótimas histórias e pararem de apelar sexualmente para vender quadrinhos. Não acho bacana uma capa de quadrinhos explorar sexualmente uma heroína e nem mesmo um herói. Acho bacana quadrinhos eróticos? Sim, mas são produtos diferentes para um público diferente. Misturar isso em um mercado estimado em 24 milhões de fãs de quadrinhos, isso somente nos EUA, para mim é apelativo e totalmente desnecessário.

E aí, você concorda? E vale lembrar que fizeram uma versão, um tempo atrás, para o Homem- Aranha:

Sair da versão mobile