Ícone do site Nerd Pai

Sujeira pode prevenir a leucemia infantil

O Padawan, quando era mais novo, voltava da escola parecendo um tatu de tão sujo! Tínhamos de deixar o moleque de molho na banheira, só para você ter uma ideia. A mais nova foi pelo mesmo caminho. Tem dias que eu acho que trocaram minha filha de tão suja que ela chega.

As crianças precisam e devem se sujar. Os benefícios da Vitamina S, de sujeira, vai além do desenvolvimento cognitivo dos Jovens Padawans. O contato com a sujeira ajuda a fortalecer o sistema imunológico evitando que se desenvolvam várias doenças. E um novo estudo aponta que o contato com germes e micróbios pode até prevenir leucemia infantil!

A leucemia atinge 12 mil crianças por ano no Brasil. Nas últimas décadas, cresceu 12% os casos de leucemia infantil. Uma das razões é que as crianças estão superprotegidas em suas bolhas de segurança. A falta de contato com outras crianças, em creches/escolinhas, e o excesso de zelo em mantê-las longe de ambientes sujos podem ser uma das causas do crescimento da leucemia que já atinge mais de 300.000 crianças em todo o mundo.(via).

Um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa do Câncer, em Londres, na Inglaterra, analisou mais de 30 anos de pesquisas ao redor do mundo e sustentam a hipótese de que a leucemia seria causada por uma mutação genética, seguida de uma exposição tardia a infecções.

Os pesquisadores notaram é menor a taxa da doença em Padawans que frequentam creches/escolinhas e nascem de parto normal. Quem coloca os filhos nas creches e tal sabe que toda hora eles ficam resfriados. Porém esses resfriados, infecções, comuns no primeiro ano de vida ajudam a desenvolver o sistema imunológico e diminui a chance de desenvolver leucemia.

Já o parto normal é porque a mãe transfere bactérias para o filho no momento que nasce. Uma cesárea transfere menos micróbios por ser uma cirurgia.

Padawan com 1 ano na praia

O oncologista pediátrico do GRAACC, o Flávio Luisi, vê certo sentido na teoria e justifica um outra dado estatístico. A leucemia, geralmente, ocorre em primogênitos pois eles são menos expostos pelos pais aos microorganismos. Uma verdade absoluta! Quando se tem o segundo filho, praticamente tudo que o primeiro não podia fazer fica liberado. Colher caiu no chão? Regras dos 5 segundos. Cachorro lambeu a cara? Passa a manga da blusa que está tudo bem. Comeu terra? Pergunta se fritas acompanha. E assim os sistema imunológico fica mais poderoso do que do primogênito!

Aproveitando, fiz até dois posts sobre a diferença do primeiro para o segundo filho: A displicência com o segundo filho e A diferença entre o primeiro e o segundo filho.

É isso. Sujeira FAZ bem! Claro que precisamos ter discernimento em saber onde eles devem se sujar. Não vamos deixar eles brincam com lixo e coisas piores, né? Aqui cabe bom senso. Deixe seus filhos descalços na grama, na terra ou no tanquinho de areia. Deixem eles brincarem com outras crianças e compartilharem brinquedos. Parem de limpar a mão com álcool a cada 10 segundos. Criança precisa se sujar, precisa ter contato com germes e micróbios pois, assim, o sistema imunológico se fortalece evitando muitas doenças no futuro.

Via

Sair da versão mobile