Ícone do site Nerd Pai

Superman e Mulher Maravilha negros – Por que não?

Icones-da-Cultura-Pop-negros-04 a

Stan Lee e Jack Kirby criaram em 1966 o Pantera Negra, o primeiro super-herói negro.

Sua primeira aparição foi em  Fantastic Four, Vol. 1, #52 em Julho de 1966. Todos concordam que o Lee e Kirby foram ousados, pois nessa época o racismo era bem forte em praticamente todo mundo.

T’Challa, o alter-ego do Pantera Negra, vive em um reino fictício na África equatorial chamado de  Wakanda, que é um local onde exploraram Vibranium. Ao ver seu pai ser assassinado,T’Challa vai estudar nos Estados Unidos para que, no futuro, possa reaver a sua posição como príncipe na sua terra natal.

De 1966 para cá tivemos vários heróis negros nos quadrinhos, tanto na Marvel como na DC Comics. No cinema alguns heróis se tornaram negros, como foi o caso do Nick Fury e agora do Tocha Humana, no reboot do Quarteto Fantástico.

A ideia aqui não são as cotas e tal, e sim sinalizar que a Cultura Pop sabe que uma sociedade democrática respeita a diversidade.

E justamente pensando na diversidade,  Noemia Oliveira e Orlando Caldeira criaram o Projeto Identidade, onde fotografaram atores e desconhecidos negros representando ícones da cultura pop mundial e do Brasil.

Confira:

Esqueceram de Mim

Claro claro que a Diana é uma Princesa Amazona totalmente ligada à mitologia grega. Mas quem sabe a filha dela não pode ser uma Mulher Maravilha negra, não? 🙂

Via e via

Sair da versão mobile