Ícone do site Nerd Pai

Trans crucificada: o que um pai tem a ver com isso?

Estava em viagem e vi as discussões acaloradas sobre uma trans que apareceu crucificada na Parada Gay em São Paulo e me chocou um pouco como as pessoas usam o reducionismo para analisar algo.

Bem, a cruz era no Império Romano um instrumento para a execução das sentenças de mortes. Milhares morreram assim, tanto antes de Cristo como depois de Cristo. A crucificação trazia um suplício infame. A forma mais desonrosa de morte, degradante e extremamente dolorosa.

Jesus foi crucificado injustamente por um povo intolerante. Essa iconografia é a mais forte da Igreja Católica. Com ou sem coroa de espinhos, a imagem de qualquer pessoa pregada em uma cruz remete a Jesus Cristo.

Porém o erro de análise que estou vendo é justamente por causa disso. As pessoas se pegam na IMAGEM e não na MENSAGEM que ela representa, que é de injustiças, mortes e preconceitos.

A trans crucificada na Parada Gay não estava debochando e nem desrespeitando a Igreja Católica. Ela apenas estava usando dessa iconografia para mostrar que uma parcela da população também está sendo crucificada todos os dias, fisicamente e moralmente, por uma parte esmagadora da nossa população.

É muito bonito citar o  Art. 5 da nossa Constituição Federal, onde diz que “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza…”. Porém na prática esse artigo está bem longe de ser verdade.

Vivemos um mundo onde as pessoas estão ficando cegas e só enxergam aquilo que lhes interessam.

Duvida disso? Pois bem, olhe essas imagens abaixo de capas de revistas de grandes circulações no Brasil:

Você se rebelou contra isso ou entendeu a razão do uso da iconografia?

Vamos um pouco para a Cultura Pop.

Em um das cenas de Homem de Aço, teve a iconografia da crucificação bem clara. Nesse momento Kal-El foi crucificado e teria o peso de salvar a humanidade.

Eu também não vi ninguém acusando de desrespeito à Igreja Católica essa cena!

Entendeu meu ponto? Infelizmente a homofobia é latente em nossa sociedade e a mesma aparece nesses momentos, onde várias e várias pessoas ficam indignadas e nem tentam entender o uso de uma iconografia.

As pessoas precisam parar com esse Complexo de Verdade Absoluta que elas usam como escudo na Internet, pois não quero esse mundo para os meus Padawans.

Max Weber chama isso de Ação Influenciada, típica dos fenômenos de massa. Um se contagia com a ideologia do outro, que passa pra outro e pra outro…E a pessoa contagiada não está nem aí em buscar a verdade e nem se distanciar do caso para julgar.

As pessoas precisam parar com esse Complexo de Verdade Absoluta que elas usam como escudo na Internet, pois não quero esse mundo para os meus Padawans.

Algo que ensino desde agora para o Padawan e ensinarei para a Youngling é analisar tudo de uma forma ampla, irrestrita e que NUNCA fiquem presos a dogmas.

Duvide de tudo. Duvide desse post também, pois não sou o dono da razão. Ao duvidar e questionar as coisas você abre caminhos para aprender algo novo e, assim, se tornar uma pessoa melhor e mais justa.

Acredito que assim estarei educando meus filhos para não serem intolerantes. Espero, sinceramente, estar no caminho certo, pois o que vai acabar com o mundo é a intolerância de ambos os lados.

E se você for cristão, não esqueça dos ensinamentos de Jesus:  não há mérito nenhum em amar apenas quem nos ama ou saudar apenas os nossos irmãos.

Os comentários estão abertos e a regra é clara: quer conversar, você é absurdamente bem-vindo. Qualquer ataque pessoal será  moderado, ok?

Sair da versão mobile