Eu SEMPRE forneço meu CPF quando faço alguma compra. A Nota Fiscal Paulista é um programa que iniciou-se no Estado de São Paulo e, hoje, vários outros estados estão fazendo algo parecido.
A ideia é você ter um reembolso de 30% do ICMS de suas compras. A intenção é fiscalizar os consumidores? Não Jovens Padawans, não é. A intenção aqui é educar os consumidores a pedirem nota fiscal em estabelecimentos comerciais evitando assim sonegação das empresas. E, sim, tem uma pegadinha e comento no final do post.
Algo que acho chato é ficar digitando ou falando em alto e em bom som o meu CPF. Não é #mimimi da minha parte e, sim, uma questão de segurança! Hoje o CPF tem mais valor que o próprio RG e já soube de vários casos que usam o seu CPF para fazerem cartões de crédito e tal. Temos de ficar espertos.
Bem, a solução para aumentar a segurança é transformar o nº do seu CPF em código de barras. Todo o comércio tem leitor de código de barras, certo? Então basta você criar o seu código, imprimir ou gravar como uma imagem em seu smartphone e pronto! Pediram o CPF? Apenas passe no leitor de código.
Para transformar o seu CPF em código de barras vá até BarcodesInc ou Barcoding, digite o seu CPF e pronto!
A Lidi Faria deu uma sugestão bacana! Imprima o seu código em uma etiqueta e cole atrás do cartão refeição ou em outro cartão qualquer! Simples e fácil.
Criei um código de barras do PI:
Sobre a pegadinha da Nota Fiscal Paulista: Você vai ao supermercado, por exemplo, e gasta R$ 1.000,00 em compras. Entre elas tem uma latinha de cerveja ou um maço de cigarro. O Programa Nota Fiscal Paulista invalida TODA a nota fiscal, pois não pode ter no meio da compra qualquer bebida alcóolica ou cigarros. Ou seja, você não terá o reembolso dos 30% de ICMS da compra.
Via lidifaria