Ícone do site Nerd Pai

Velocidade da luz

Em quantos filmes de ficção científica vemos as naves pulando para a velocidade da luz? Vários, não? E tenho certeza que quando você leu isso imaginou a cena:

 

Não importa em qual filme seja, sempre mostram as estrelas esticando. A razão é que a nave se igualou à velocidade da luz (299.792.458 metros por segundo ou 1.080.000.000 Km/h) e conseguem ver o caminho que a luz esta fazendo. E as luzes são apenas traços brilhante em linha reta. Cool, não?

O pessoal do M.I.T. conseguiu criar uma câmera que grava a 1.000.000.000.000 de fps. Isso proporciona uma velocidade absurda para captar imagens. Uma super câmera lenta. E foi suficiente para captar a luz se propagando.

Eles usaram uma garrafa de Coca-cola para que a luz consiga refletir e ser mais visível. Com algo que gera luz, a.k.a uma lanterna, eles deram uma piscada rápida nela. E assim deslumbraram o caminho da luz:

Ou seja, Jovens Padawan, quando começarmos a viajar na velocidade da luz, veremos as estrelas se esticando, igualzinho quando o Han Solo e o Chewbacca estão dentro da Millenium Falcon 🙂

Via BQEG

Sair da versão mobile