Ícone do site Nerd Pai

Vênus, a deusa de TPM – quente e fria ao mesmo tempo

Vênus, a deusa de TPM: quente e fria ao mesmo tempo

A deusa que se ergue todas as noites no horizonte antes de qualquer estrela fascina os homens há inúmeras gerações. É o segundo corpo celeste mais brilhante do céu noturno (só perde para a Lua). Porém, por baixo de seu véu de incrível beleza esconde-se uma ira infindável. Um calor abrasador, uma atmosfera extremamente densa e ventos arrasadores a tornam tão estonteante quanto temida. Mas recentes estudos demonstram que ela também tem uma outra personalidade, mais fria. E bota fria nisso.

Vênus é o exemplo perfeito de tudo que poderia dar errado num planeta. Apesar de ter quase o mesmo tamanho da Terra e em teoria uma força gravitacional semelhante, ele sofre de um Efeito Estufa incontrolável, com temperaturas que podem chegar a mais de 500º C. Mesmo estando Mercúrio mais próximo so Sol, Vênus é o planeta mais quente do Sistema Solar. Sua atmosfera constituída de 96% de gás carbônico é tão densa e com ventos tão intensos que corroem qualquer coisa em segundos. Ah, eu mencionei que a pressão atmosférica é 92 vezes maior que a da Terra?

Só para se ter uma ideia, a sonda soviética Venera 13 durou apenas 127 minutos. Do you feel lucky, punk?

Exatamente por Vênus ser o mais próximo da definição de inferno que conhecemos, a foto que abre o post (clique aqui para baixá-la em um tamanho IGNORANTE) tirada pela Venus Express, o satélite orbital da ESA, a Agência Espacial Européia, deixou os cientistas intrigados: nela vemos a transição do dia para noite sobre o pólo sul da divindade esquentadinha. A imagem ultravioleta demonstra uma camada da atmosfera muito mais fria que o resto do planeta: enquanto a média de temperatura na superfície de Vênus gira em torno de 464º C, acima de 125 quilômetros de altitude ela despenca para -175º C (mais frio do que qualquer lugar da Terra), com grandes chances de haver cristais de dióxido de carbono.

Håkan Svedhem, cientista responsável pelo projeto Venus Express, disse numa coletiva de imprensa que a camada fria da atmosfera de Vênus é única, nem a Terra ou Marte têm algo parecido. Adicionou ainda que essa nova descoberta vai demandar mais tempo e estudo para ser compreendido.

Estudar o que deu errado em Vênus é importante para entender as variações de nosso próprio meio ambiente e evitar que o mesmo ocorra por aqui. A natureza não é boazinha e na primeira oportunidade o planeta vai sacudir o incômodo na superfície para longe.

Da próxima vez que você for reclamar do frio ou do calor, olhe para o céu à noite e contemple a deusa furiosa que nos observa e desafia a chegar mais perto, num convite a uma morte terrível. E então diga a si mesmo: poderia ser MUITO pior.

Fonte: Gizmodo

Sair da versão mobile