Falo sempre para o Padawan não falar com estranhos e fico tranquilo quando ele mostra que aprendeu isso.

Estávamos esses dias indo almoçar próximo a sua escola, e veio uma pessoa pedir uma informação. Expliquei onde era o lugar e tal, a pessoa agradeceu e continuamos o nosso caminho até o restaurante.

Aí o Padawan olha para mim e disse:

Pai, por que você falou com aquela pessoa? Ela é estranha e não devemos falar!

Expliquei que diferentemente das crianças, os adultos podem falar com os adultos. Pessoas estranhas podem machucar muito as crianças e elas precisam crescer para que possam se defender.

Os pais devem sempre ter esse tipo de conversa com os seus Padawans. Da mesma forma que precisamos monitorar e colocar camadas de proteção na internet, devemos fazer a mesma coisa no mundo real.

Vídeo explica para aos Padawans a diferença entre carinho e abuso sexual

Outro assunto que é fundamental é explicar aos Padawans a diferença entre carinho e abuso. Sim, é um assunto delicado e muitos pais – acreditem – ficam constrangidos em ter esse tipo de conversa com os filhos.

O abuso sexual ocorre – geralmente – por conhecidos da família. Aqui a camada de proteção Não Fale Com Estranhos é quebrada, pois teoricamente o abusador é conhecido.

Já mostramos para ele a cartilha Aqui Ninguém Toca, que explica em que partes as pessoas podem se tocar. Recomendo muito mostrar ao seu Padawan essa cartilha, como também mostrar a série de vídeos que o Grupo Marista criou.

Intitulado como Defenda-se!, a série de vídeos mostra como os carinhos podem causar tristezas e, assim, identificar um abuso sexual.

Confira um dos vídeos:

 
Que tal compartilhar esse post ou o vídeo em suas redes? Certamente estaremos ajudando muitos Padawans que possam estar passando por isso e tem vergonha de contar aos pais.

Imagem via http://www.shutterstock.com