Rolou mês passado (e nem sei se está rolando ainda) o campeonato mundial de League of Legends – LOL, um videogame multiplayer online. A Kabum, time brasileiro no campeonato, já tinha nas costas 05 derrotas em 05 partidas.
Em sua 6ª partida a Kabum pegou os campeões europeus Alliance. Os atuais campeões precisavam de pelo menos um empate para irem para a próxima fase. Bem, um time que perdeu os 05 jogos anteriores certamente deixaram a turma da Alliance bem confiantes.
E então Kabum fez o que muitos consideravam impossível: ganharam da Alliance.
Veja a narração final do jogo:
A Kabum conseguiu ser o primeiro time de fora das ligas mais poderosas a conseguir uma vitória no mundial e, de quebra, desclassificaram o time mais forte. A campanha do Kabum não foi das melhores e não conseguiram passar para a 2ª fase da competição. Enfim.
A pergunta que fica aqui é a seguinte: videogame pode ser considerado um esporte?
O narrador dando pulinhos e gritando They’re gonna win! They’re gonna win! é hilário!
Para o Comitê Olímpico Internacional o Xadrez é um esporte. A razão são várias:
- É um jogo
- Há competição
- É uma atividade de alto rendimento
- Há sentimento de superar a si próprio e ao seu adversário
- Há desgaste físico e mental
- É praticado por milhares de pessoas
- É baseado em regras
Vários jogos de videogame seguem os mesmos conceitos do Xadrez. O League of Legends é um deles. É um jogo coletivo entre dois ou mais times. Quem já jogou sabe que uma partida pode durar dias! E o raciocínio e estratégia é fundamental para o sucesso.
Acredito que logo o videogame será considerado um esporte e, assim, muitos dos preconceitos que o cerca irá finalmente acabar.
E, bem, para os locutores ali do vídeo videogame já é um esporte, não?
Vídeo via The Temper