Quando eu era Padawan e passava as férias na casa dos meus avós em Minas Gerais. Fiz vários amigos quando era moleque e todo dia almoçávamos na casa de um deles. Lembro exatamente de um desses almoços. Chegamos lá e fomos perguntar se ia demorar muito pois estávamos com fome e vi a mãe desse amigo jogando UM PREGO dentro do feijão.

Sério, ela lavou o prego e jogou para cozinhar junto com o feijão. Na hora pensei o risco de engolir aquilo e, pior, como ele iria sair do corpo (ui)! Ela me explicou que depois que o feijão fica pronto, ela iria tirar o prego. E a razão de colocá-lo  lá é para que ele pudesse soltar Ferro, o elemento Fe, na comida e o feijão ficar mais rica.

Prego no feijão
Procure bem que você acha um prego aí no feijão 🙂

Bem, hoje eu sei que a temperatura da panela para cozinhar o feijão não tem calor suficiente para liberar Ferro no alimento. Mas, caros Jovens Padawans, a mãe do meu amigo não estava totalmente errada. Hoje é só você pegar qualquer embalagem e vai ver que tem Ferro neles. Até em alimentos que não tem o Fe em sua composição tem ferro. E como eles deixam ricos em Ferro esses alimentos? Colocando realmente ferro dentro da comida.

Confiram esse vídeo de como você pode extrair Ferro do cereal de milho:

Magneto curtiu esse post