A paternidade é um eterno aprendizado. Antes achava que o MUNDO deveria se adaptar aos meus Padawans e não o contrário. Depois de alguns meses que o Padawan nasceu, vi que isso é algo não só utópico como perigoso para os nossos filhos.
Vivemos em uma sociedade e não em uma ilha. Temos de seguir inúmeras regras sociais e devemos ensinar nossos Padawans desde cedo como eles devem se comportar. Como são crianças e egocêntricas*, os pais precisam colocar limites e SEMPRE respeitarem as pessoas em volta.
Quando vamos à restaurantes ou lanchonetes com os nossos Padawans, escolhemos lugares que tenham uma grande probabilidade de serem frequentados por outras crianças. Assim as outras pessoas que estão lá tem a ciência que terão Padawans correndo, berrando, chorando e brincando. E mesmo assim quando os meus começam a aprontar, saímos com eles da mesa em respeito às pessoas ao redor.
Mas meu filho precisa aprender a sentar à mesa e conversar com a família.
Sim, precisa e concordo 100% com isso. Porém respeite a idade do moleque e não o trate como um mini adulto. Comece a ensiná-lo a sentar à mesa em sua casa. Jante em família e estimule a conversa. Depois quando vão crescendo, faça isso nos restaurantes e lanchonetes.
NINGUÉM é obrigado a aguentar nossos Padawans. Eles precisam de limites e de entenderem a necessidade de respeitarem os outros. Novamente, não ache que o mundo tem de se adaptar a ele, pois não tem. E se você não explicar isso, estará pavimentando o caminho dele para o Lado Sombrio da Força.
Imagens via https://www.shutterstock.com/