Ícone do site Nerd Pai

Você sabe conversar com o seu filho?

Hoje o Padawan começou a berrar de seu quarto que queria o seu leitinho. Disse para ele esperar, pois eu estava fazendo outra coisa.

Na verdade não estava fazendo nada. Porém o moleque SEMPRE quer as coisas para ontem e uso esse recurso para ensinar paciência a ele. Fazer as crianças a terem paciência é fundamental para a vida adulta. Se não temos paciência, a ansiedade impera.

Pois bem, preparei, levei e ele tomou lá na cama mesmo. Aproveitei para abrir a janela e arrumar um pouco a bagunça. Quando terminou de tomar, tivemos o seguinte diálogo:

– Por que você ainda não se levantou?
– Porque não quis, oras!

Pequenos Gafanhotos, quem errou nesse pequeno diálogo, o Padawan ou eu? Bem, conforme o psiquiatra Italo Marsili, eu errei e dou toda a razão a ele.

Devemos evitar perguntas retóricas com os nossos filhos, pois elas não comunicam um conteúdo claro e sim um sentimento de insatisfação NOSSA diante ao compromete dos nossos Padawans. Ao fazermos esses tipo de pergunta damos a chance de termos uma resposta atravessada dessa maneira e aí o equilíbrio da conversa acaba.

O que devemos fazer?

A melhor forma passarmos um conteúdo claro é descrever a ação que desejamos que seja realizada:

Dessa forma estamos mostrando o que de fato queremos que eles façam. Sem rodeios. Direto ao ponto. Assim ao invés de extravasamos uma insatisfação, estamos os educando.

Então pais e mães, na próxima vez que forem pedir algo ao seus filhos, vão direto ao assunto. Sem perguntas retóricas e demonstrem o que realmente querem. Lembre-se, crianças pensam diferente dos adultos e por mais desenvolvido e esperto que seus filhos possam ser, eles ainda são Jovens Padawans.

Via Como Educar Seus Filhos / Imagens via https://www.shutterstock.com

Sair da versão mobile