Vejo muitas pessoas nas redes sociais dizendo que quando tiverem Padawans irão agir assim ou assado.
Chego a ler rindo e nem comento nada. É imprescindível que esses futuros pais e mães aprendam na prática que a teoria é apenas uma teoria.
Quando estamos de fora usamos totalmente a razão. A Fá e eu fazíamos isso. Ficávamos horas conversando como iríamos educar o Padawan e tal. Mas quando entramos nessa tal de paternidade e maternidade, vários fatores fazem mudarmos de rumo. Ajustar às velas é necessário para continuarmos indo em frente, pois a ventania que os filhos causam é gigantesca.
Acreditem, é muito difícil dizer não! Precisamos de ter uma paciência Jedi para não cair na sedução dos nossos Padawans. Sabe o olhar do Gato de Botas? Então, tipo isso. E se cairmos uma vez, temos o risco de naufragar.
O SPC realizou uma pesquisa* com pais e mães e chegou na seguinte conclusão:
- 65,4% das mães não resistem aos apelos dos Padawans quando eles pedem algo considerado desnecessário;
- 46,4% não adotam regras para presentear seus filhos;
- 15,6% dão presentes apenas em datas especiais (aniversário, Natal e Dia das Crianças)
A razão desse descontrole é apenas um: NÃO SABEM DIZER NÃO.
Os Padawans precisam de limite e de passarem por frustrações. Os pais DEVEM proporcionar isso a eles, pois caso contrário a vida irá se providenciar isso.
E você sabe, a vida é uma bitch.
Por mais que corte o coração ver a tristeza dos nossos Padawans por causa do NÃO, segure as pontas e seja firme. Converse, explique a razão que ele não pode ter algo. É importante DEMAIS ele saber a razão da negativa. Por mais que ele pergunte 1000000 de vezes Por que não? Por que não? Por que não?, seja racional, ok?
Precisamos dar limites e usar o não, pois só assim essa geração irá entender o real valor das coisas.
PS.: Se o seus Padawan perguntar 1000001 Por que não? Por que não? Por que não?, pode responder PORQUE SOU SEU PAI!
Oras, não somos de ferro, certo? 😉