Site icon Nerd Pai

Você sempre apresenta novos alimentos aos seus Padawans?

ESCUTE O POST

Desde que o Padawan começou a introdução alimentar, fazemos a questão de sempre apresentar novos alimentos a ele – e estamos fazendo isso com a Youngling. Fígado, chicória, rabanete, aspargo, jiló, moela, jaca, mostarda. Claro que muitas vezes não é fácil – ainda mais agora que ele está maiorzinho – mas o truque é oferecer sempre e não forçar.

Algo que reparei é que precisamos ser sinceros. Ao dar jiló, por exemplo, devemos dizer que é amargo. Não podemos esconder algo pois assim ele perde a confiança. Aqui todas as vezes que dou algo novo para ele falo de onde vem e o que é o alimento.

Ao fazermos isso, cria-se curiosidade de experimentar o novo alimento e assim a aceitação é mais fácil.

Outra coisa importante é conhecer o gosto dos nossos filhos. Ao colocar arroz e fígado com cebola em seu prato, eu sei que ele vai gostar por analogia. Ele curte moela, então porque não iria gostar de fígado? Então olho para ele, falo o que é e acrescento que ele vai gostar e é para confiar em mim.

Até agora nunca falhou.

No feriado eu resolvi fazer uma receita que nunca tinha feito e nem experimentado na vida: nhoque de banana da terra (receita no final do post). Pesquisei algumas receitas, adaptei e fui para a cozinha. O Padawan ajudou em todo o processo e não estava muito empolgado em comer não. Toda hora fazia aquela cara de nojinho que os pais AMAM.

Resolvi fazer com molho de manteiga e sálvia. Assim o sabor do nhoque não é mascarado.

Quando ficou pronto, chamei o Padawan e falei para ele experimentar. Claro que torceu o nariz, não quis comer e fez charminho. Expliquei o que era – isso porque ele me ajudou a fazer – e disse que ele ia gostar.

Ao colocar na boca amou e repetiu 3 vezes.

A dica que dou é essa! Sempre introduza novos alimentos e seja sincero. Essa é a melhor forma para que os nossos Padawans comam de tudo!

E aí vai a receita:

Nhoque de Banana da Terra

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Asse as bananas em forno médio (180ºC) por aproximadamente 30 minutos ou até que comece a rachar a casca;
  2. Retire as cascas, amasse com um garfo ou com as mãos e misture o queijo parmesão, sal, farinha de trigo até dar liga.
  3. Se ficar muito pastoso, coloque um pouco (eu disse um pouco) de farinha de trigo;
  4. Misture bem e faça rolinhos e corre ou bolinhas (eu fiz assim);
  5. Pegue a manteiga e a sálvia e coloque uma frigideira. Acrescente os nhoques (em pouca quantidade para que não solte líquido) e salteie até ficar dobradinha (igual a da foto);
  6. Sirva com queijo parmesão.

E aqui no Gestação Bebê tem dicas ótimas de papinha para os Padawans!

Sair da versão mobile