A piscina aqui do condomínio onde moramos é toda fechada. Para você usar, precisa pegar a chave na portaria e, ao sair, deixar com alguém e avisar a portaria que a guarda dela não é mais sua. A razão foi que logo que o condomínio foi entregue, a piscina era toda aberta, e quase teve uma tragédia com um Padawan de 02 anos de idade.

Hoje ela é trancada e tem 03 câmeras focadas nela. Nunca deixamos o Padawan ir sozinho na piscina e o proibimos de ele ir sem a nossa presença. 53% das mortes de crianças entre 1 a 9 anos é por afogamento.

A Sobrasa, Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático, lançou uma campanha para que esses números caiam.

campanha piscina segura

São 05 passos  que devemos seguir para que os Padawans possam ficar seguros dentro de uma piscina. São eles:

O quase afogamento subiu 105%  no último ano e o uso do smartphone pelos pais contribuiu para isso

  1. Atenção 100% no seu filho(a) a distância de um braço mesmo na presença de um guarda-vidas.
  2. Guarda-vidas certificado por entidade reconhecida pela Sobrasa para cada piscina devidamente equipado com seu flutuador de resgate. (Não se aplica a piscinas residenciais)
  3. Urgência – Aprenda como agir em emergências aquáticas. O uso de cilindro de oxigênio é restrito ao guarda-vidas e deve estar em local visível e a disposição na área da piscina.
  4. Acesso restrito a(s) piscina(s) com uso de grades ou cercas transparentes com portões auto-travantes a uma altura que impeça crianças de entrar no recinto da piscina sem um adulto.
  5. Sucção de cabelo e partes do corpo deve ser evitado com uso de ralo(s) anti-aprisionamento e precauções de desligamento do funcionamento da bomba.

Já fiz um post sobre o uso de smartphones por pais enquanto cuidam de crianças causa muitos acidentes. O quase afogamento subiu 105%, possivelmente por causa de um post no Facebook ou no Instagram dos pais. A atenção tem de ser 100% quando os Padawans estão na piscina.

Faça a sua parte e compartilhe esse post. Podemos salvar a vida de um Padawan.

via